Ivette Senise Ferreira e Tales Castelo Branco recebem Colar do Mérito Judiciário 2015


18/12/2015

Ivette Senise Ferreira e Tales Castelo Branco recebem Colar do Mérito Judiciário 2015  1
Ivette Senise Ferreira recebe os cumprimentos do presidente do TJ-SP, José Renato Nalini, durante solenidade de entrega do Colar do Mérito Judiciário

“É honraria inesperada em minha vida, mas muito gratificante”, disse Ivette Senise Ferreira, vice-presidente da OAB SP, durante a solenidade de entrega do Colar do Mérito Judiciário, 2015. Outro homenageado com o Colar, o criminalista Tales Oscar Castelo Branco é imortal da Academia Brasileira de Direito Criminal e membro da Comissão da Verdade da OAB SP.


No evento, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, também receberam a comenda Eros Grau, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, e Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa.

A advogada Ivette Senise Ferreira trilhou uma carreira de dedicação ao estudo e ensino do Direito. Formada na Faculdade de Direito da USP (1957), foi a primeira mulher diretora da instituição (1998/2002) e professora titular em Direito Penal. No discurso de agradecimento, ela lembrou da infância e adolescência em Catanduva, no interior de São Paulo, época em que a brincadeira preferida era escolinha “em que sempre insistia para ser a professora”.

Hoje, Ivette é reconhecida como a professora de gerações formadas nas Arcadas, nos últimos 45 anos. O livro “Memórias em homenagem a Ivette Senise Ferreira”, conta um pouco desta história por meio de 35 artigos escritos por ex-alunos dela e outros docentes. As 500 páginas da publicação ainda abordam temas que ela sempre defendeu, em especial os relacionados ao Direito Penal, sua área de excelência.

Na OAB SP, foi eleita conselheira secional (2004/2006 – 2007/2009), presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (2004/2006) e conselheira curadora da Escola Superior de Advocacia (2004/2006), que passará a dirigir em 2016. A colaboração com as entidades de classe também atinge o Instituto dos Advogados de São Paulo, que presidiu entre 2010 e 2013.

Para além da advocacia e do ensino jurídico, Ivette colaborou com a sociedade, participando do Conselho Técnico do Centro de Recursos Humanos da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo.

Ivette Senise Ferreira e Tales Castelo Branco recebem Colar do Mérito Judiciário 2015 2
O criminalista Tales Oscar Castelo Branco também recebeu a honraria

O outro advogado condecorado com o Colar do Mérito Judiciário 2015 é um criminalista para quem o “advogado deve denunciar pressões, protestar, escrever, falar, representar, requerer.” Tales Castelo Branco é autor de dois livros que são referência em Direito Criminal: “Da prisão em flagrante” e “Teoria e prática dos recursos criminais”.

A sua trajetória na OAB SP teve como ápice a vice-presidência do Conselho Federal (1990/1991), instância em que foi conselheiro por dois mandatos (1988/1989 e 1990/1991). Conselheiro secional na OAB SP por quatro mandatos, ainda colaborou como presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia (ESA) e, atualmente, integra a Comissão de Direito Penal Econômico da entidade. Castelo Branco também presidiu o Instituto dos Advogados de São Paulo (2004/2006).