OAB SP homenageia turma de 1965 da Faculdade de Direito da USP


07/12/2015

OAB SP homenageia turma de 1965 da Faculdade de Direito da USP
Ivette Senise, primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da USP e vice-presidente da OAB SP, comandou o evento

A turma formada em 1965 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo comemorou o jubileu de ouro na sede da OAB SP, com um encontro repleto de memórias do tempo das Arcadas. A relação de cada um com o Direito durante os últimos 50 anos também foi traço marcante da reunião.

Uma das lembranças presentes foi a cisão que o País viveu com o Golpe Militar de 1964, quando “houve colegas que ficaram de um lado e outros do outro, inclusive tivemos amigos que foram presos”, contou Kalil Rocha Abdalla, coordenador da turma que se formou um ano após este marco da história brasileira. Questionado sobre as transformações do Direito nestas cinco décadas, o homenageado preferiu citar o que não mudou: “A Justiça só se faz quando dizemos a verdade, calamos a mentira e findamos todo o abuso.”

Apesar das memórias de uma turma forjada no início de um período histórico pesado, o reencontro teve uma atmosfera de leveza em que todos “pareciam crianças”, brincou Tallulah Kobayash, diretora da Mulher Advogada. De fato, durante a solenidade, conforme os homenageados eram chamados, ouvia-se seus nomes e apelidos repetidos entre risos e aplausos, como numa sala de aula repleta de estudantes.

OAB SP homenageia turma de 1965 da Faculdade de Direito da USP 2
Foto oficial do Jubileu de Ouro da Turma de 1965 da Faculdade de Direito da USP, na sede da OAB SP

Primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da USP, Ivette Senise Ferreira ressaltou a necessidade de prestar tributo às pessoas, escolas e entidades que fazem parte da história do Direito. “Vocês fazem parte da contribuição que a nossa Faculdade deu para a nossa história, para o desenvolvimento e o progresso”, afirmou a vice-presidente da OAB SP e membro da turma de 1957.

O ato de passar o amor pelo Direito para novas gerações também teve espaço na confraternização. O ex-aluno Victor Luis de Salles Freire recebeu a placa de homenagem das mãos do filho, o atual presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, Fernando Calza de Salles Freire. José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, também participou deste evento.