Palestra analisa aspectos positivos e negativos do parlamentarismo e do presidencialismo


27/01/2016

As origens e diferenças entre o parlamentarismo e o presidencialismo serão abordadas em palestra no auditório do prédio da Praça da Sé, na quinta-feira (28/01), às 09h30. A apresentação, promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, será do advogado Dircêo Torrecillas Ramos, professor doutor livre-docente pela Universidade São Paulo (USP), membro da Academia de Letras Jurídicas, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB SP e membro do Conselho Superior de Direito da Fecomercio.

De acordo com Torrecillas, os colegas poderão conferir análises críticas dos dois sistemas. “Tanto o parlamentarismo como o presidencialismo têm aspectos positivos e negativos. Fala-se que em momentos de crise de governo, no parlamentarismo, seria mais fácil substituir o primeiro-ministro, por exemplo. Mas outra possibilidade que se apresenta é o primeiro-ministro dissolver o congresso. Qual a estabilidade que teríamos neste sistema?”, questiona o advogado que continua: “No presidencialismo, por outro lado, é preciso aguardar quatro anos ou iniciar um processo de impeachment que deveria ser ágil, mas que na prática demora demais”, adianta.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17777.

Serviço
Evento: “Formas, sistemas e regimes políticos - Parlamentarismo ou presidencialismo?”
Data: 28/01 - 09h30
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar