OAB SP participa da posse do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo


23/02/2016

OAB SP participa da posse do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 1
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, esteve presente na posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou, nesta segunda-feira (22/02), da sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do presidente do Tribunal de Justiça do estado, Paulo Dimas Mascaretti, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público estadual, Márcio Elias Rosa, entre outras autoridades. “O Tribunal de Contas exerce função fundamental de defesa dos valores republicanos especialmente no que diz respeito ao controle dos gastos públicos”, pontuou Marcos da Costa. “A Ordem espera que Dimas Eduardo Ramalho [novo presidente do TCE SP], cuja qualidade da trajetória como político e membro do Tribunal de Contas é notória, conduza a instituição de modo que continue a defender os interesses da cidadania”, concluiu.

OAB SP participa da posse do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 2
Dimas Ramalho assumiu a presidência do TCE-SP em cerimônia realizada no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Dimas Ramalho é de Taquaritinga (SP), cursou direito na USP e exerceu cargos de promotor, procurador de Justiça e deputado, antes de chegar ao Tribunal de Contas do estado. Na ocasião da posse, Ramalho citou a importância dos esforços conjuntos para o desempenho do trabalho do Tribunal, seja com instituições como Tribunal de Justiça, Ministério Público e polícias, como, também, com os prefeitos. A máxima transparência e investimentos em tecnologia foram citados por ele como temas que seguirão em foco. Sua antecessora, Cristiana de Castro Moraes, listou algumas iniciativas recentes durante seu discurso de despedida do cargo. Em 2015, por exemplo, o TCE SP instituiu uma ouvidoria, que serve como instrumento de comunicação entre os cidadãos e a corte de contas paulista já que é possível apresentar solicitações, informações e fazer reclamações e sugestões. De acordo com Cristiana, foram feitos mais de dois mil atendimentos desde a inauguração do canal de comunicação, em abril do ano passado.

Entre os convidados também marcaram presença o vice-governador Márcio França; o presidente da Assembleia Legislativa estadual, Fernando Capez; os ministros das Cidades e da Defesa, Gilberto Kassab e Aldo Rebelo; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; entre outras autoridades.