Posse da Subseção da OAB Sorocaba mobiliza a comunidade da região


23/03/2016

Posse da Subseção da OAB Sorocaba mobiliza a comunidade da região 1
O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou da posse da diretoria da Subseção de Sorocaba, que ocorreu na Câmara municipal da cidade

A Câmara municipal da cidade foi o palco da solenidade que deu posse à diretoria da Subseção da OAB Sorocaba, que terá no triênio 2016/2018 a liderança de Márcio Rogério Dias, sucessor de Alexandre Ogusuku, que assumiu a Secretária-geral adjunto da CAASP. Tanto o entrante, quanto o cessante, fizeram discursos agradecidos pela oportunidade de – eleitos por seus pares – poderem participar da defesa da classe à frente de uma instituição tão respeitada pela sociedade civil como é a Ordem dos Advogados do Brasil.

Presente para dar posse à nova diretoria, o presidente reeleito da OAB SP, Marcos da Costa, agradeceu por ser sentir tão casa na cidade desde que recebeu o título de cidadão sorocabano. Essa familiaridade o deixou à vontade para tocar em pontos cruciais que marcaram o início do atual mandado, pois começou o ano com lutas duras, travadas para fazer com que os advogados, que atuam junto à Assistência Judiciária, recebessem seus honorários em dia. Pagamentos atrasados por negligência da Defensoria Pública, que administra os recursos.

O presidente da Secional fez também fez uma defesa contundente da preservação do direito de defesa nos processos criminais, criticando a recente medida do Supremo Tribunal Federal (STF), que passou a permitir o início do cumprimento de decisão criminal antes do trânsito em julgado da sentença. “O processo penal não visa só a condenação, mas também a absolvição”, pontuou Marcos da Costa sob aplausos, ao alertar que a sociedade não pode abrir mão da cláusula pétrea da presunção de inocência, que o STF parece ter negligenciado.

Repleta de convidados, a Câmara vivenciou uma noite de discursos entusiasmados tanto por parte das autoridades presentes, como da comunidade advocatícia da cidade. Uma cerimônia que festejou ainda a formalização da doação de um terreno, por parte da prefeitura local, para ser construída a nova sede da Casa do Advogado. O antigo prédio tem mais de 16 anos de uso e requer reformas para comportar o crescimento da advocacia na região. Com mais de cinco mil profissionais em atuação para atender uma população de 670 mil habitantes, Sorocaba, a pouco menos de 100 km da capital paulistana, é um polo de desenvolvimento econômico e social e registra alta renda per capita.

A diretoria em festa pela eleição é formada por, além de Márcio Rogério Dias, presidente; Márcio Roberto de Castilho Leme, vice-presidente da Subseção; Fernanda Bravo Fernandes, secretária-geral; Flávia Mariana Mendes Ortoloni, secretária-geral adjunta; Ernesto Bete Neto, tesoureiro.

Presenças

Posse da Subseção da OAB Sorocaba mobiliza a comunidade da região 2
Márcio Rogério Dias (de óculos), que presidirá a subseção de Sorocaba pelo próximo triênio, junto à nova diretoria

Entre os membros OAB SP, estiveram presentes à posse: Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Alexandre Ogusuku, presidente cessante da Subseção de Sorocaba e atual secretário-geral adjunto da CAASP; Regger Eduardo Barros Alves, presidente da Subseção de Itapetininga; Rodrigo de Melo Kriguer, presidente da Subseção de Votorantim; Américo de Carvalho Filho, ex-conselheiro da OAB SP e ex-presidente da Subseção de Sorocaba; Luis Henrique Ferraz, conselheiro secional; Antonio Carlos Delgado Lopes, conselheiro secional; Luiz Gonzaga Lisboa Rolim, conselheiro secional.

E, entre as autoridades locais, compareceram: Mário Marte Marinho Júnior, vereador; Maurício Jorge de Freitas, secretário municipal de Negócios Jurídicos; Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, juíza da Justiça Federal da Comarca de Sorocaba; Hugo Leandro Maranzano, juiz diretor do Fórum da Comarca de Sorocaba; Firmino Alves Lima, juiz diretor da Vara do Trabalho da Comarca de Sorocaba; José Julio Lozano Junior, promotor de justiça criminal da Comarca de Sorocaba; Gustavo dos Reis Gazzola, promotor de justiça criminal da Comarca de Sorocaba; Erika Tatiana Nogueira Coppini, delegada chefe da Polícia Federal de Sorocaba; Sérgio Kazuo Abe, major da Polícia Militar.