Combate ao trote universitário será tema de palestras na OAB SP


08/04/2016


A necessidade de engajamento de estudantes, professores, dirigentes e todos os demais atores do campo educacional superior é fundamental para o combate ao trote humilhante, que acarreta danos à moral, à autoestima e, não raro, à integridade física dos calouros. Para falar sobre o assunto, a Comissão Especial Contra o Trote Universitário da OAB SP, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos, vai promover duas palestras na segunda-feira (11/04), a partir das 09h30, no auditório do prédio da Praça da Sé.

O primeiro expositor será o advogado criminalista Wagner Cavalcante dos Santos, presidente da Comissão Contra o Trote Universitário da OAB SP; pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); coordenador de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP; membro efetivo da Comissão de Segurança Pública da OAB SP e professor universitário.

Cavalcante adianta que vai recordar a história desta espécie de rito de passagem dos calouros. O advogado criminalista conta que um dos primeiros registros de realização de trotes violentos no Brasil foi em 1831, na Faculdade de Direito de Olinda. “Hoje temos diferentes trotes praticados por veteranos. Desde corte de cabelo, unhas, misturas de fezes e urina que são jogadas nos calouros, até a ação solidária que, num primeiro momento, pode parecer uma boa ideia, mas exclui quem não pode doar sangue por questões religiosas, por exemplo, e que fica condicionado a esse procedimento para ser aceito entre os novos colegas”, explica.
A segunda apresentação será da advogada Daniela Cristina de Oliveira, mestre em Educação, Administração e Comunicação; coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de São Paulo e professora universitária.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=18163

Serviço
Evento: “O trote universitário como tratamento desumano e o papel da instituição de ensino”
Data: 11/04 - 09h30
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar