Mulheres ganham destaque na entrega da carteira da Ordem


14/04/2016

Entrega de carteira abril 2016
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, fala aos novos advogados

A sede da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil viveu nesta quinta-feira (14/04), como de costume nas cerimônias de entrega das carteiras da Ordem para os novos integrantes da profissão, mais um dia de celebração e alegria. A nota especial das três edições do dia ficou por conta das 81 mulheres que se destacaram entre os 150 novos advogados que participaram do evento no plenário dos Conselheiros da instituição.

Na primeira sessão, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou e falou sobre o grande envolvimento de mulheres que estão tornando “a OAB SP cada vez mais feminina”. Ao mesmo tempo que lembrou a importância da advocacia para a defesa do Estado Democrático de Direito, mencionou o delicado ambiente que vive o país atualmente e aproveitou para reforçar a relevância do papel da profissional do Direito nesse cenário: “Não há advocacia, onde não impere a ética”.

Entrega de carteira abril 2016
Luísa Fleury, filha da secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot, presta o juramento na cerimônia de entrega de carteiras

A secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, que representou o presidente Marcos da Costa nas duas outras entregas, teve o prazer de entregar para a própria filha a carteira de advogada. Luísa Fleury Chamillot Germano, ouviu de sua mãe: “Os pais atiram a flecha, que nós lançamos e não sabemos aonde essa flecha vai atingir. Eu acho que o maior orgulho de um pai é quando o filho procura seguir a sua carreira. Obrigada, filha, pelo reconhecimento!”.

Representando o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Gustavo Neves Forte acompanhou as cerimônias sempre salientando a importância de uma reflexão sobre o papel do advogado na sociedade atual: “É um momento que devemos pensar o que significa ser advogado”. Já Frederico Crissiúma de Figueiredo, vice-presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, lembrou aos presentes a necessidade de continuarem empenhados nos estudos, pela constante transformação que passa o Direito.

Entrega de carteira abril 2016
Camila Otani recebe a carteira da OAB das mãos de seu pai, o desembargador Eduardo Azuma Nishi, durante a solenidade, na sede da OAB-SP

Compuseram as mesas-diretoras das cerimônias: a conselheira Secional e presidente da Comissão de Relações Institucionais da OAB SP, Talluh Kobayashi de Andrade Carvalho; o desembargador Eduardo Azuma Nuishi; o professor Flavio Luiz Yarsell; o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Marcos Fernando Lopes; representando a Coordenadoria de Ação Social da OAB SP, Nilo Sergio da Silva; o integrante da Comissão do Jovem Advogado, Vinícius da Rosa Lima; o membro do Tribunal de Ética e Disciplina de Campinas, Tarcísio Germano de Lemos Filho; o coordenador de Ação Social da OAB SP, Gilberto Bruno; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Katia Boulos; o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Leandro Caldeira Nava; o ex-presidente da Subseção de Jundiai Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.