Comissão de Direito Notarial quer expandir conhecimento da classe na área


11/05/2016

Posse Direito Notarial
Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP, cumprimenta Marcus Vinicius Kikunaga, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB SP, na cerimônia de posse

A Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos acaba de ser empossada para os trabalhos da gestão 2016/2018. O grupo de trabalho, liderado pelo advogado Marcus Vinicius Kikunaga, já definiu um amplo calendário de eventos cujo objetivo principal será disseminar na classe o conhecimento sobre minúcias desta área, como a importância do acesso às Centrais de Escrituras e Procurações, de Protestos, de Registro Civil e de Registro de Imóveis, entre outras.

“Essas centrais são de consulta apenas do Poder Público e acreditamos que o acesso às informações contidas nesses registros é fundamental para o exercício da advocacia”, avaliou Kikunaga. Ele destacou os projetos de orientação dos advogados para a realização destas pesquisas, prometendo que vai buscar a abertura desta facilidade nas centrais em que não há essa permissão, como na Biblioteca do Registro Imobiliário, por exemplo.

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, prestigiou a solenidade de posse, representando a diretoria da entidade. “É uma Comissão importante, pois o Direito Notarial e Registral permeia o cotidiano de todos os advogados, em qualquer segmento como Família, Penal, Societário, Civil: sempre haverá contato muito próximo entre alguma questão que estamos tratando e o Direito Notarial e Registral”, explicou Canton Filho.

A solenidade de posse da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos teve como convidada a diretora do Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo, Jussara Citroni Modaneze.

O grupo de trabalho também é composto também pelo vice-presidente, Francisco Hilário Rodrigues Lula; secretário-geral, Djalma Pereira dos Santos; secretária adjunta Eloisa Maria Ferreira Moreira; e os membros efetivos: Danilo Akira Inomata, Dário José Barreto, Douglas Antônio Nonis, Edleine Minel de Medeiros Pereira, Euflates Celestino de Lima,Fernanda Mendonça Kemos, Fernanda Silva Martinez, Fernando Felipe de Almeida Foschini, Fernando Giorgini de Castro, Gilberto Oliveira Cruz Josinete Araújo Pedro Terra, Keila Soares Pimentel, Marcelo Cunha Tralli, Maria Aurélia dos Santos Rocha,Marcos Lopes Prado Mauro Antonio Rocha, Mônica Franqueiro, Paulo Sérgio Melin Gonçalves, Rebeca Scattone Ramos, Robson de Oliveira Rodrigo Pimenta de Lima Horta e Viviane Martins Anjo. Conta ainda com o o apoio do estudante de Direito David Henrique Pereira.