Delicadeza e defesa das prerrogativas na pauta da posse em Bariri


16/05/2016

Delicadeza e defesa das prerrogativas na pauta da posse em Bariri
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, entre Osvaldo Martinelli Junior, presidente da Subseção de Bariri; e Aline Silva Fávero, presidente cessante e conselheira Secional. À direita, Alexandre Ogusuku, diretor da CAAPS, na cerimônia de posse SP

Com um gesto acolhedor e muito familiar ao universo feminino, a advogada e atual conselheira da OAB SP, Aline Silva Fávero, passou o bastão na presidência da Subseção de Bariri para Osvaldo Martinelli Junior com uma afetuosa homenagem aos pares: “Não há no mundo exagero melhor do que o agradecimento. Sei que me tornei uma profissional melhor por ter liderado a classe aqui nos últimos seis anos. Descobri também que a amizade não é só possível, como se constrói no dia a dia. Estarei sempre com vocês”. Martinelli, emocionado, agradeceu e garantiu que não faltará ao compromisso de manter a advocacia baririense unida na defesa das prerrogativas profissionais, para o exercício digno da atividade, e ao Estado Democrático de Direito.

Junto com presidente eleito para o triênio 2016/2018 à frente da OAB Bariri, assumiram na solenidade de posse (06/05) Pascoal Antenor Rossi, vice-presidente da Subseção de Bariri; Daniel Rosado Pinezi, secretário-geral da Subseção de Bariri; Mayra Beatriz Rossi Bianco, secretária-geral adjunta da Subseção de Bariri; Cristiane de Souza Mogioni, tesoureira da Subseção de Bariri.

Marcos da Costa, presidente da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, participou tanto da acolhedora cerimônia de posse da nova diretoria, como da entrega de carteiras aos novos integrantes da OAB na Subseção de Bariri. Como sempre enfatiza, destacou para a jovem advocacia a importância da ética profissional, e fez um comparativo: “A ética está para a advocacia, assim como o oxigênio está para a vida”.

Delicadeza e defesa das prerrogativas na pauta da posse em Bariri
Murilo Gutierrez Scarre lê o termo de compromisso durante cerimônia de outorga de carteiras ocorrida durante a posse da diretoria da Subseção de Bariri

Presidente da OAB SP, lembrou a plateia reunida para a solenidade, que as prerrogativas são as armas - não são direitos - que a advocacia dispõe para que os advogados possam exercer a profissão, que representa, todos devem ter em mente que se trata da trincheira principal direito do cidadão, que é o direito de defesa. “Reitero aqui que não adianta o constituinte outorgar os direitos fundamentais, individuais e sociais; não adianta o legislador outorgar direitos como aqueles previstos no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto da Criança e do Adolescente e do Idoso, enfim, toda a base legislativa, se o cidadão não tiver o direito de defender-se. E é essa a missão da advocacia: instrumentalizar o direito de defesa, e para isso é indispensável o respeito às nossas prerrogativas”.

Participaram do evento, ao lado de Marcos da Costa, Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Alexandre Ogusuku, secretário-geral adjunto da CAASP; Júlio Cesar Fiorino Vicente, conselheiro secional; Ailton José Gimenez, conselheiro secional; Edson Roberto Reis, conselheiro secional; Julio Cesar Fiorino Vicente, conselheiro secional e conselheiro curador da ESA; Luiz Eugênio Marques de Souza, conselheiro secional; Mairton Lourenço Cândido, conselheiro Secional; Fernando Calza de Salles Freire, conselheiro secional e presidente do Tribunal de Ética.

Também compareceram para prestigiar o evento as autoridades: Ricardo Preáro, vereador; Lucas Duarte Barbieri, assessor jurídico da prefeitura de Bariri; José Luis Furcin, prefeito municipal de Itaju; Taiana Horta de Pádua Prado, juíza da 1° Vara Cível da Comarca de Bariri.