No Palácio dos Bandeirantes, Marcos da Costa participa da posse de novo secretário da Segurança Pública


17/05/2016

posse_secretario_seguranca.jpg
A partir da esquerda: Alexandre de Moraes, Ministro da Justiça; Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; e Mágino Alves Brabosa Filho, novo Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo

O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, participou, nesta terça-feira (17/05), da cerimônia de posse e transmissão de cargo na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, após a ida do ex-secretário Alexandre de Moraes para o Ministério da Justiça e Cidadania no governo federal. Assumiu o posto o procurador de Justiça Mágino Alves Barbosa Filho, que, desde janeiro de 2015, ocupava a posição de secretário adjunto na pasta. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o substituto dará continuidade ao trabalho, já que o antecessor desenvolveu um ótimo trabalho na Secretaria estadual.

Na mesma linha de reconhecimento da atuação do secretário que deixou a pasta, Marcos da Costa mencionou o fato de o ministro Alexandre de Moraes ser advogado inscrito nos quadros da Ordem e de também ser um reconhecido constitucionalista que ocupou, ao longo de sua vida, diversos cargos e funções públicas, dentre as quais membro do Ministério Público, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania e também da Segurança Pública do Estado, além de secretário municipal de Transportes. “Em todos esses cargos tratou a OAB SP de forma respeitosa, mantendo com a instituição constante diálogo e sabendo ouvir as críticas que, eventualmente, recebeu por atos que praticou com maturidade democrática. Como advogado participou de diversas comissões da OAB SP, inclusive, mais recentemente, da Comissão de Reforma Política, presidida pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins, e composta, dentre outros, por Jose Afonso da Silva, Nelson Jobim, José Gregório, Dalmo Dallari, Maria Garcia e Ney Prado”, ponderou.

Num momento em que o país se concentra em busca de saídas para a difícil situação político-econômica que enfrenta, o presidente da OAB SP disse esperar que tanto o novo ministro da Justiça, quanto o novo secretário estadual da Segurança, possam realizar bons trabalhos à frente das pastas. “Independente da OAB permanecer atenta às condutas, que eventualmente possam vir a ser objeto de críticas, o desejo é de sucesso tanto a Alexandre de Moraes, quanto ao novo secretário de Segurança Pública”, pontuou.

O novo secretário, Mágino Alves Barbosa Filho é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ingressou no Ministério Público Estadual em 1984. Atuou como promotor em São Sebastião, Serra Negra, Mogi das Cruzes e, na capital, integrou a equipe de delitos diversos. Ocupou por duas vezes o cargo de subprocurador geral de Justiça foi chefe de gabinete da Procuradoria-Geral e integrou o Conselho Superior do Ministério Público. Ao longo de sua trajetória, foi eleito quatro vezes pelo Colégio de Procuradores de Justiça, como integrante do Órgão Especial do Colegiado. Foi também por quatro vezes secretário-executivo da procuradoria criminal, sua área de atuação em toda a carreira.