Novos advogados e estagiários recebem carteiras funcionais na OAB SP


09/05/2016

Novos advogados e estagiários recebem carteiras funcionais na OAB SP
Fabio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP (ao centro) representou o presidente da entidade, Marcos da Costa, na cerimônia das 16h

A quinta-feira (05/05) foi marcada por três cerimônias de entrega de carteiras na sede da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil localizada na Rua Maria Paula, 35. O plenário dos conselheiros recebeu durante todo o dia 158 novos advogados e 37 estagiários que deixaram o prédio com as cédulas profissionais vermelhas e azuis, respectivamente.

O diretor-tesoureiro, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho, representou a presidência da OAB SP na primeira solenidade do dia. Toledo iniciou seu discurso aos recém-inscritos explicando a importância do Exame de Ordem para garantir a qualificação técnica dos novos profissionais, uma vez que o Brasil conta com 1.200 cursos de Direito, mais do que a soma dos cursos existentes em todos os outros países do mundo. “O compromisso da nossa profissão é bem representar o cidadão. Por isso, o exame se faz indispensável”, pontuou.

Já a secretária-geral adjunta, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, convidou os novos colegas na segunda cerimônia da quinta-feira a participarem das comissões da Secional paulista; lembrou dos serviços oferecidos pela instituição, com mais de 234 Subseções e mil pontos de atendimento nos fóruns, além dos benefícios à disposição da classe por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) e seus mais de três mil parceiros.

Novos advogados e estagiários recebem carteiras funcionais na OAB SP
Mesa solene da cerimônia de entrega de carteiras das 14h00

A diretora orientou, ainda, os novos profissionais a manterem contato com a Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP. “O advogado deve saber que, quando entra no fórum, não está sozinho. Ele entra com os 800 mil advogados do país. Se tiverem dúvida em relação a uma violação, entrem em contato com a Comissão, usem-na para o vosso apoio profissional”, aconselhou.

Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos encerrou seu discurso informando que só neste ano foram 11.400 novas inscrições, enquanto em todo o ano passado esse número foi de 23.300. “Se os amigos estiverem reclamando que a emissão da carteira está atrasada, até porque houve a mudança no Conselho Federal da empresa que emite as cédulas, peço um pouco de paciência porque já estamos reestruturando todo o setor também por causa desse aumento significativo da demanda, em face do sucesso dos jovens que têm passado no Exame de Ordem”, explicou.

Na última solenidade do dia, o vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho representou a diretoria da Secional paulista e destacou o valor do evento que classificou como “a mais importante cerimônia da nossa OAB”. Para o vice-presidente, é um orgulho ter novos profissionais somando forças aos históricos ideais corporativos e institucionais da Ordem. “A OAB, ao longo da sua história, tem cuidado de forma absolutamente exemplar das causas corporativas, ligadas diretamente ao exercício profissional, assim como das institucionais, ligadas diretamente ao Estado Democrático de Direito, aos interesses sociais do nosso país e à defesa da Constituição Federal”, descreveu.

Novos advogados e estagiários recebem carteiras funcionais na OAB SP
Novos advogados e estagiários prestam juramento na solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados e estagiários

Compuseram as mesas-diretoras das sessões os advogados: Jaime de Amorim Campos, Ezequiel Rodrigues e Camargo Jr., Hélio Bodrow, Manuel Antônio Angulo Lopes e Walter Rodrigo da Silva; Fabiana das Graças Alves Garcia, membro da Comissão do Jovem Advogado; Fernando Oscar Castelo Branco, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição; Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Fernanda de Almeida Carneiro, assessora da Comissão de Seleção e Inscrição; Arnoldo Wald Filho, conselheiro Federal; Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, presidente da Comissão de Relações Institucionais; Leandro Caldeira Nava, conselheiro Secional e presidente da Comissão do Jovem Advogado; Ana Maria Lanatovitz, membro da Comissão da Mulher Advogada; Roberto Vieira Serra, membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas; Marlise de Biasi Scretas, membro da Comissão da Mulher Advogada, e Rafaela Reis de Oliveira, membro da Comissão do Jovem Advogado.