Subseção da OAB de Jaú faz posse em clima de grande família


19/05/2016

jahu01.jpg

Uma posse que produziu um legítimo clima de festa em família, com muitos agradecimentos à importância do núcleo familiar na vida de um advogado militante e que terminou com uma almoço aconchegante, marcou a cerimônia da diretoria que assumiu (07/05) a gestão da Subseção de Jahu da OAB SP. Liderada pelo presidente Newton Odair Mantelli, tendo como vice-presidente Lincoln Rickiel Perdona Lucas; secretário-geral Renato Simão de Arruda; secretária adjunta Perla Savana Daniel; e o tesoureiro Irineu Moya Junior, a nova equipe dá continuidade à gestão de Júlio Cesar Fiorino Vicente, ex-presidente e atual conselheiro da Ordem. 

Com a casa cheia de representantes da OAB SP, de autoridades e amigos, a tônica dos discursos foi a lealdade, esse sentimento que costuma ser valorizado entre os que sabem conviver com respeito mesmo diante das diferenças. Foi falando dele que o presidente da Secional, Marcos da Costa, disse se sentir tão à vontade quanto passa por Jaú. “Gostaríamos de estar comemorando o pleno emprego, o aumento da produtividade, os avanços sociais, mas, diante do que acontece, é sempre uma alegria e um renascer voltar ao interior e estar ao lado dessas pessoas que são diferentes”, pontuou ele. “As pessoas do interior guardam amor ao próximo, a capacidade de conhecer, dialogar e conviver com seu vizinho. Voltamos para São Paulo com uma capacidade de trabalho ainda maior, porque aqui conseguimos a fonte de inspiração para lutar por um país melhor, mais justo, fraterno e inclusivo como toda a sociedade merece”. 

A atuação da OAB Jahu tem destaque também pela mobilização que desenvolve em prol dos profissionais no meio. Foi a pioneira em promover o curso de pós-graduação pela Escola Superior de Advocacia (ESA) no interior de São Paulo, enfatizando dessa forma a importância na promoção da educação na região. Por isso mesmo, Marcos da Costa fez questão de mencionar que o fato de a ESA ocupar hoje um papel fundamental em termos de prestação de serviços pela Ordem, ainda mais agora com a chegada do novo CPC. “Em um único curso feito eletronicamente, tivemos mais de 50 mil advogados inscritos em todos os núcleos da ESA de São Paulo. Meu desejo é que nesta gestão, possamos dobrar o número desses núcleos em todo o interior paulista pela importância que este serviço representa para a advocacia”, revelou.  

O papel do advogado, hoje no Brasil, fica ainda mais relevante por não ser só um profissional técnico que promove a defesa jurídica do seu cliente nos autos. O advogado unido em torno de sua associação de classe é também um agente de transformação social. Daí a relevância de se promover a valorização da advocacia. “Essa é a bandeira que precisamos estar sempre sustentando. As nossas prerrogativas são os instrumentos que temos para a nossa atuação. O legislador pretende, ao conferir essas prerrogativas, fortalecer o sentimento de cidadania”, defendeu Marcos da Costa 

Acompanhando o presidente da OAB SP compareceram à posse em Jaú Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Alexandre Ogusuku, secretário-geral adjunto da CAASP; Aline Silva Fávero, conselheira secional; Ailton José Gimenez, conselheiro secional; Edson Roberto Reis, conselheiro secional; Luiz Eugênio Marques de Souza, conselheiro secional.

Entre as autoridades regionais estiveram presentes: Cléo Furquim, vereadora e presidente da Câmara Municipal de Jahu; Luis Vicente Federice, secretário municipal de Economia e Finanças de Jahu; Maurício de Almeida, juiz do trabalho da 2° Vara de Jahu; Jefferson Bastos, comandante do 27° Batalhão de Polícia Militar de Jahu; Marcelo Tomaz Goes, delegado da Delegacia de Investigações Gerais de Jahu; Geraldo Jabur, presidente da Academia Jahuense de Letras.