OAB SP oficia governo do Estado para que sejam instaladas câmeras nas viaturas policiais


10/06/2016

OAB SP oficia governo do Estado, Comando da PM e Secretária de Segurança Pública para que sejam instaladas câmeras nas viaturas policiais

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil oficiou o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Ricardo Gambaroni, e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, em 07/06, pedindo para que sejam instaladas câmeras de vídeo em todas as viaturas da Polícia Militar. De acordo com o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, que assina o ofício, o objetivo é dar mais segurança transparência nas ações realizadas pela corporação.

O documento sugere que as câmeras externas tenham alcance de 360 graus, e as internas, gravação de áudio. “Desta forma será permitido ter o registro integral das atividades dos agentes policias em todo o Estado”, escreve Marcos da Costa. Também é feita a observação para que, em caso de o policial estar em motocicleta ou bicicleta, o equipamento deve ser instalado no capacete do condutor. “Tal instrumento possibilitará a apuração imediata das ocorrências, nas diligências realizadas pelos agentes policias, isentando-os de eventuais dúvidas de suas ações e produzindo prova antecipada de seus atos”, acrescenta o dirigente.