Oito Subseções reúnem-se em Itaquaquecetuba na 2ª Conferência Regional da Advocacia


21/06/2016

Com objetivo de aproximar a Secional paulista dos advogados de todo o estado e debater as demandas regionais, foi realizada em Itaquaquecetuba na sexta-feira (17/06) a “2ª Conferência Regional da Advocacia” da gestão 2016/2018. Além dos profissionais e diretores da cidade anfitriã, o encontro contou com a presença das Subseções de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano. No período da manhã, os dirigentes se reuniram para discutir as demandas, conquistas e problemas dos advogados da região. À tarde, foram realizados seminários com temas como ética e disciplina, mulher advogada, prerrogativas, assistência judiciária, jovem advogado e OAB Concilia.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou das reuniões de trabalho da conferência pela manhã, à tarde o vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho o representou. Canton reiterou que a conferência é uma oportunidade de contato produtiva tanto para as Subseções quanto para Diretoria. “A OAB SP tem procurado nas últimas gestões realizar uma administração descentralizada. A partir das conferências regionais, entendemos mais rapidamente as demandas e anseios locais para que possamos atender à advocacia de forma mais eficiente”, reforçou.

O presidente da Subseção de Itaquaquecetuba, Zenival Alves de Lima, iniciou os trabalhos da tarde agradecendo a escolha da cidade para sediar o evento pela primeira vez e acrescentou a importância da reunião para classe como um todo. “Essa iniciativa é importante porque nos aproxima não só da Secional, mas também das outras Subseções possibilitando a troca de experiências”, disse.

O secretário-geral da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra representou a presidência do braço assistencial da OAB. Ele descreveu os trabalhos realizados pela CAASP e convidou os colegas a usufruírem dos benefícios e serviços prestados pela entidade.  “Entrem no nosso site, utilizem nossos descontos. Já estão disponíveis, inclusive, aplicativos para smartphones que informam todas as atividades e parcerias disponíveis”, informou.

Palestras

Iniciando o ciclo de palestras aos colegas, Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas e conselheiro secional, destacou a importância da união dos advogados para garantir o exercício da profissão e o direito de defesa dos cidadãos. Em seguida, Souza Filho atualizou os colegas a respeito das ações da comissão. “Estamos atuando para frear as vergonhosas revistas a que os advogados estão sendo submetidos nos fóruns de São Paulo. Por enquanto, o momento é de diálogo. Temos uma reunião marcada no Tribunal de Justiça para tratar do assunto. Outra luta recente da comissão é contra as revistas a que as advogadas estão sendo submetidas para atender clientes nos Centros de Detenção Provisória”, descreveu. 

Em seguida, Fernando Calza de Salles Freire, conselheiro Secional e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, explicou o funcionamento do tribunal que é dividido em vinte e cinco turmas disciplinares espalhadas pelo estado. Para Freire, a regionalização tem se mostrado uma boa estratégia para disciplinar a classe. “A Secional de São Paulo recebe por ano, em média, dez mil novas representações. Dessas, 50% são arquivadas no parecer de admissibilidade, permanecendo cinco mil processos, dos quais, dois mil e quinhentos são apenados com censura, advertência e suspensão que são as penas aplicadas pelo Tribunal. Lembrando que a exclusão também é possível, mas pelo Conselho Secional. No ano de 2015, mais de 80 advogados foram excluídos pelo conselho por não atuarem com correção, prejudicarem os colegas, as autoridades e a cidadania”, enumerou. 

O vice-presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia (ESA), Júlio César Fiorino Vicente, alertou os colegas em relação à importância da atualização e do estudo. “Uma ESA forte na região e na Subseção é símbolo de uma advocacia fortalecida. Temos além das aulas presenciais, as vídeo-aulas. Acessem a página da ESA na internet e mantenham-se informados”.

Foram realizadas, ainda, as exposições da conselheira Secional Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada; do conselheiro Secional Marcos Fernando Lopes, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado; da conselheira Secional Renata de Carlis Pereira, presidente da Comissão OAB Concilia e do presidente da Comissão de Assistência Judiciária, Aislan de Queiroga Trigo.

De acordo com o secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, que também é o coordenador das conferências regionais, o próximo encontro será realizado na cidade de Barueri. “Será mais uma oportunidade para troca de informações e discussões dos problemas comuns à advocacia, que nos possibilitam traçar metas e programações de gestão melhores”.

Homenagens

Nesta Conferência Regional, os decanos homenageados pela OAB SP foram: Carlos Molteni Junior, da Subseção de Suzano; Ambrósio Guimarães Netto, da Subseção de Santa Isabel; Geremias Barreto da Silva, da Subseção de Mogi das Cruzes; Miriam Freire Pereira, da Subseção de Guarulhos e Osvaldo Santos Filho, da Subseção de Ferraz de Vasconcelos.