Posse na OAB Jandira destaca as contribuições para sociedade e o fortalecimento da advocacia


06/06/2016

Posse na OAB Jandira destaca as contribuições para sociedade e o fortalecimento da advocacia
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, cumprimenta Lucia Simões de Almeida Morais, presidente da Subseção de Jandira, na cerimônia de posse

Neste ano dedicado à valorização da advocacia, ganhou força na posse solene da OAB de Jandira, quinta-feira (02/06), o trabalho realizado pelo profissional de Direito. Destaque especial ao Ano da Mulher Advogada, principalmente pelo fato de a Subseção ter como presidente Lúcia Simões de Almeida Morais, que foi reeleita para seu segundo mandato com mais de 76% dos votos válidos. Também não deixaram de constar nos discursos as contribuições que a OAB SP faz para a sociedade por meio da Assistência Judiciária, com atendimento da população carente, e por outras frentes.

“Todo esse trabalho enriquece o valor do advogado no dia a dia do cidadão”, enfatizou o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, que chamou atenção para o fato de o curso de Direito ser diferente, porque permite ao causídico transformar o mundo. “Estamos sempre buscando cumprir nossa missão de promoção da justiça”, acrescentou, após relatar o empenho da entidade no atendimento a mais de 1,4 milhão de pessoas, em 2015, por intermédio da Assistência Judiciária. Em sua fala, lembrou ainda que o governo de São Paulo tem honrado seu compromisso firmado com a Ordem paulista - mesmo com a queda da arrecadação - de pagar os precatórios de pequeno valor: “Recebi uma ligação do governador Geraldo Alckmin, na quarta-feira, avisando que estaria atendendo a um pedido da OAB, depositando R$ 166 milhões para o pagamento de precatórios”.

Marcos da Costa avisou para Lucia Morais que ela terá ainda mais desafios neste segundo mandato, mas acrescentou ter a certeza de que superará todas as demandas com tranquilidade. O dirigente aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para o ato que a Secional paulista da Ordem organiza neste sábado (04/06), a partir das 9h, no Teatro Gazeta, que pedirá um basta à violência contra a mulher.

Posse na OAB Jandira destaca as contribuições para sociedade e o fortalecimento da advocacia
Câmara Municipal de Jandira lotada durante a cerimônbia de posse da diretoria da Subseção da OAB na cidade

Para Lúcia Morais, esse novo mandato será marcado pela união. Agradeceu os votos obtidos na urna e convidou a todos para participar pelo engrandecimento da classe e da sociedade de Jandira. “O papel da OAB ultrapassa os limites da instituição e assume função essencial na defesa dos cidadãos e do Estado Democrático de Direito”, disse. Adicionou ao rol das questões registradas, ser fundamental deixar claro que as prerrogativas profissionais representam um bem jurídico de toda a população e que o desrespeito a esse direito é crime. Neste novo mandato prometeu continuar a realizar ações para o aprimoramento profissional do advogado e que irá lutar pela valorização da Mulher Advogada: “A mulher merece ser reconhecida e ter ampliados seus direitos para que possa atuar onde desejar”.

Durante a cerimônia de posse, o prefeito Geraldo Teotônio da Silva também anunciou que o município está providenciando uma área para que a Subseção possa construir a Casa da Advocacia e da Cidadania. Foram empossados com Lúcia Morais, Darcio dos Santos Dias (secretário-geral), Eliseu Gomes de Oliveira (secretário adjunto) e Sonia Gonçalves (tesoureira). O vice-presidente Waldinei Dubowiski está licenciado do cargo. A Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil foi representada pelo vice-presidente, Arnor Gomes da Silva. Estiveram presentes ainda o conselheiro Secional Laerte Soares e representantes do Judiciário, Legislativo, Executivo e demais instituições.