Diretoria da OAB SP entrega carteiras a 180 novos advogados e estagiários


15/07/2016

Diretoria da OAB SP entrega carteiras a 180 novos advogados e estagiários
Diretores da OAB SP aplaudem os compromissários na cerimônia de entrega de carteiras aos novos advogados e estagiários

A sede da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil recepcionou nesta quinta-feira (14/07) 180 novos advogados e estagiários que receberam suas carteiras funcionais no plenário dos conselheiros. Foram realizadas três solenidades, nas quais os recém-inscritos prestaram o juramento e puderam obter orientações sobre a carreira e a instituição.

Representando a diretoria da OAB SP na primeira cerimônia do dia, o vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho salientou a importância daquele momento não só para os novos profissionais, mas também para a entidade. “Não é à toa que o ingresso dos colegas é marcado por uma solenidade, onde é prestado o compromisso de todos”, pontuou Canton para acrescentar que, com a carteira em mãos, os recém-inscritos nos quadros da Ordem devem defender as prerrogativas profissionais que “não são privilégios dos advogados, mas normas voltadas a fazer valer o pleno direito do jurisdicionado”.

Diretoria da OAB SP entrega carteiras a 180 novos advogados e estagiários
Gisele Fleury Charmillot de Lemos, secretária adjunta da OAB SP, comandou a entrega de carteiras das 14h00

Canton finalizou seu discurso convidando os colegas a fazerem parte das comissões não só na Secional, mas também nas Subseções. “Atualmente, a OAB SP conta com 234 Subseções e 148 comissões. Vocês devem se interessar por questões ligadas à profissão. É assim que formamos novas lideranças e mantemos a grandeza da nossa entidade que é uma das maiores e mais respeitadas do país”, aconselhou.

Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, secretária-geral adjunta da OAB SP, representou a presidência da Secional paulista na segunda cerimônia da quinta-feira (14/07). Gisele falou em suas boas-vindas aos novos colegas sobre a importância do estudo constante para o bom exercício profissional. “O direito é mutante, portanto, o estudo é o melhor caminho para o êxito profissional”, recomendou. “Nós, como advogados, somos responsáveis pela transformação da jurisprudência”.

Diretoria da OAB SP entrega carteiras a 180 novos advogados e estagiários
Ricardo Toledo Santos Filho, diretor tesoureiro da OAB SP, fala aos presentes durante a última cerimônia do dia

O diretor-tesoureiro da OAB SP, Ricardo Toledo, representou o presidente Marcos da Costa na última solenidade do dia. Além de advertir os estagiários e novos advogados sobre a importância da defesa das prerrogativas profissionais e do estudo contínuo, Toledo lembrou o terceiro pilar que sustenta a carreira: a ética. “É necessário que as manifestações dos advogados tenham sempre retidão e honestidade, inclusive relatando ao cliente tudo o que pode acontecer em determinado processo, para que ele não incorra no erro por causa de uma informação distorcida”, orientou o diretor-tesoureiro para salientar a importância da missão confiada à classe: “As nossas responsabilidades aumentam quando recebemos nos escritórios os cidadãos que depositam sobre os nossos ombros a esperança da obtenção de um direito, por isso a advocacia está umbilicalmente ligada à cidadania”.

Também compuseram as mesas diretoras das cerimônias: Gustavo Neves Fortes e Fernanda Haddad de Almeida Carneiro, assessores da Comissão de Seleção e Inscrição; Gilberto Marques Bruno, membro da Coordenadoria de Ação Social; a procuradora Maria Beatriz Lazarin; Maria Luiza Vaz de Almeida, membro da Comissão da Mulher Advogada; Leandro Caldeira Nava e Marcos Fernando Lopes, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão do Jovem Advogado; Helena Maria Rogê Ferreira, membro da Comissão da Mulher Advogada; João Francisco Moreira, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Nilo Sergio da Silva, membro da Coordenadoria de Ação Social; Renato Delbianco, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Euclydes José Marchi Mendonça, ex-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), e Sandra Regina Ascenzo Barzan, membro da Comissão da Mulher Advogada.