Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / 08 / OAB SP promove simpósio de reflexão para marcar dez anos da Lei Maria da Penha

Notícias

OAB SP promove simpósio de reflexão para marcar dez anos da Lei Maria da Penha


22/08/2016

A Comissão da Mulher Advogada da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos, promove na terça-feira (23/08) o “II Simpósio Reflexão, Conscientização e Ação - 10 anos de vigência da Lei Maria da Penha”, a partir das 19h00, no auditório do primeiro andar da Sede Cultural da Secional paulista.

A Lei 11.340/2006 criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. É considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três mais avançadas do mundo em seu campo.

Entre os temas dos painéis do simpósio, estão: a violência doméstica no Brasil, Nova Zelândia e Portugal; aspectos criminológicos da violência de gênero e o que aprendemos nos dez anos da Lei Maria da Penha.
Histórico

Em 1982, Maria da Penha Maia Fernandes, a quem a lei deve seu nome, sofreu duas tentativas de assassinato por parte do então marido. Ela enfrentou uma luta judicial de quase 20 anos para vê-lo punido.
Ao denunciar seu caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, Maria da Penha descortinou a inércia judicial no país em relação à violência doméstica. Graças à sua iniciativa, o Brasil foi condenado pela Corte, que recomendou a criação de lei para prevenir e punir a violência doméstica.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=19116

Confira, a seguir, a programação completa:

Abertura
Dr. Marcos Da Costa
Presidente da OAB SP.

Dra. Kátia Boulos
Advogada; conselheira Secional, presidente da Comissão da Mulher Advogada e palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Comissão da Mulher Advogada da OAB SP: ampliando horizontes, rompendo barreiras, vencendo desafios
Expositora
Dra. Kátia Boulos

O que aprendemos com 10 anos da Lei Maria da Penha?

Expositora
Dra. Aline Bianchini
Advogada; doutora em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professora em diversos cursos de especialização; membro do Conselho da Mulher Advogada da OAB Federal; coordenadora de Violência contra a Mulher da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, e autora de diversas obras e artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Aspectos criminológicos da violência de gênero: delitos sexuais

Expositora
Dra. Ana Paula Zomer
Procuradora do Estado de São Paulo; doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP); pós-graduada em Criminologia pela Scuola di Specializzazione in Criminologia da Università Degli Studi di Milano (Itália); membro da Law and Society Association (Estados Unidos) e representante eleita da entidade para o Brasil; membro da Sociedade Internacional de Criminologia e da Sociedade Italiana de Criminologia; membro consultora da Comissão da Mulher Advogada; palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP e autora de diversas obras jurídicas.


Diálogos sobre violência contra mulheres em Portugal e no Brasil: cenas insanas

Expositora
Dra. Tânia Teixeira Laky de Sousa
Advogada; assistente social; doutora em Serviço Social e em Ciências Sociais; mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC SP; membro consultora internacional da Comissão da Mulher Advogada, consultora da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP, membro efetivo da Comissão Judiciária Interdisciplinar sobre Tráfico de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo e autora de diversas obras jurídicas.

Violência contra mulheres na Nova Zelândia e no Brasil

Expositora
Dra. Thais Cristina Oliveira Passos
Advogada; professora de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Relações Internacionais; membro da New Zealand Law Society e da New Zealand Women Law Society; membro consultora Internacional da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP e membro das Comissões Antibullying e de Direito Empresarial do Trabalho da OAB SP. Sócia-diretora da BRIWI Intercâmbio Brasil (Nova Zelândia).

Serviço
Evento: “II Simpósio Reflexão, Conscientização e Ação - 10 anos de vigência da Lei Maria da Penha”
Data: 23/08 - 19h00
Local: Sede Cultural da OAB SP - Praça da Sé, 385 - 1º andar