Posse da Comissão de Direito da Moda revela novo mercado para advocacia


01/08/2016

Posse da Comissão de Direito da Moda revela novo mercado para advocacia
A partir da esquerda: Renata Soltanovitch, membro da comissão; Thays Leite Toshi, presidente da Comissão de Estudo em Direito da Moda; Fábio Romeu Canton filho, vice-presidente da OAB SP; Sidney Ferreira Leite; professor da Faculdades Belas Artes e Leandro Caldeira Nava, presidente da Comissão do Jovem Advogado na cerimônia de posse

“A indústria têxtil brasileira tem quase duzentos anos e é o segundo maior empregador da indústria nacional, perdendo apenas para o segmento de alimentos e bebidas”, contextualizou Thays Leite Toschi, presidente da Comissão de Direito da Moda, para dar uma perspectiva do potencial deste mercado, que demanda advogados com especialização. A informação fez parte de uma apresentação que a advogada fez durante a solenidade de posse da Comissão, na quarta-feira (27/07), na sede da OAB SP.

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e, para Thays Toschi, justificam a criação de um grupo de estudos do Direito voltado para este setor da economia, no caso, o primeiro entre as secionais da Ordem. “O Fashion Law é um ramo mercadológico do Direito. É interdisciplinar, por que conversa com todas as áreas do Direito, e multidisciplinar, por que exige conhecimento específico da indústria, saber como são os negócios elaborados dentro desse segmento”, explicou.

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, representou a diretoria da entidade na solenidade de posse e elogiou a formação de uma Comissão voltada para ramo novo do Direito. “Sempre procuramos falar dos novos mercados de trabalho para a advocacia e os números mostram que o Direito da Moda é um ramo vasto e inexplorado pela advocacia. É importante termos Comissões nessas áreas”, reforçou Canton Filho, que também é diretor responsável pelas Comissões da OAB SP.

A Comissão de Direito da Moda conta com as advogadas Aline Morato Machado, Beatriz Alves Franco, Fernanda Pastore Edaes Lisboa Silva e Regina Cirino Alves Ferreira como assessoras. A lista com os demais membros do grupo de trabalho está à disposição na página: http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/estudos-direito-moda