Marta Suplicy fala de revitalização do centro, poluição e assina manifesto por eleições limpas


13/09/2016

Marta Suplicy fala de revitalização do centro, transporte urbano, saúde e poluição, na assinatura do manifesto por eleições limpas

Marta Suplicy tenta voltar à Prefeitura da capital paulista, cidade que dirigiu entre 2001 e 2005. Para isso, promete ampliar projetos voltados para o bem–estar dos paulistanos e retomar algumas iniciativas implantadas por ela. A ex-prefeita participou na manhã desta quarta-feira (13/09) do segundo dia do lançamento do “Manifesto por eleições limpas”, na sede da OAB SP, ocasião em que teve a oportunidade de apresentar seu programa de governo e assinou, juntamente com seu candidato a vice-prefeito, Andrea Matarazzo, o documento com dez compromissos pela ética, a serem cumpridos durante a campanha, e ao curso do mandato, caso seja eleita.

Na apresentação, a senadora aproveitou os 20 minutos que teve para falar de seu projeto de revitalização para a região central, a partir da recuperação dos prédios e da limpeza dos equipamentos públicos. “O Centro é o cartão postal da cidade e não pode continuar como está”, diz. Marta, que é psicanalista de formação, explicou como pretende enfrentar a questão da Cracolândia, um dos principais problemas do Centro. “Me reuni com psiquiatras, médicos, psicólogos e guardas municipais. Chegamos à conclusão que a linha de contingência não dá certo. O máximo que se consegue é que a população que está no craque consuma menos drogas”, afirma, acrescentando que a primeira ação é ajudar o dependente a recuperar a autoestima: “Vamos fazer cinco centros que abrigarão dependes químicos para desintoxicação e para transtorno mental”.

Ainda na questão da região central, elogiou o fato de OAB SP ter mantido a sede administrativa no Centro, contribuindo para o engrandecimento da localização. A ex-prefeita ratificou que inspeção veicular será facultativa. “Vamos ter cidadãos que vão querer colaborar, mas não podemos obrigar a fazer a inspeção na crise que o Brasil está.” De acordo com ela, outro ponto importante é tentar trocar, aos poucos, a frota de ônibus, para diminuir a poluição provocada pelo diesel. Marta disse ainda que irá fazer mais seis corredores de ônibus e seis novos terminais, apontando como novidade construir creches em cima dos terminais. Quanto à saúde, conforme relatado, o primeiro passo a ser tomado é ampliar o horário de atendimento até às 23h nas Unidades Básicas de Saúde, que também poderão abrir aos sábados e ter um número maior de médicos. A candidata finalizou falando que pretende retomar o projeto de microcrédito para o pequeno empreendedor.