OAB SP instala Tribunal de Ética e Disciplina em Fernandópolis


26/09/2016

OAB SP instala Tribunal de Ética e Disciplina em Fernandópolis
Momento do descerramento da placa da instalação da 20ª Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina na Subseção de Fernandópolis

A Subseção da OAB de Fernandópolis realizou cerimônia de instalação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e empossou os advogados integrantes da 25ª Turma disciplinar na sexta-feira (16/09). A jurisdição da nova sede do TED vai abranger não só a Subseção de Fernandópolis, mas também as de Cardoso, Estrela D’Oeste, Jales, Nhandeara, Santa Fé do Sul e Votuporanga.

Representando a diretoria da Secional, o vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho participou da solenidade e afirmou que a instalação dá continuidade à descentralização do TED. “Com turmas espalhadas por todo o estado de São Paulo, o órgão da OAB fica mais próximo da advocacia, o que possibilita uma atuação ainda mais ágil e efetiva”, comentou Canton para acrescentar que o tribunal que atua com independência e rigor não serve apenas para analisar eventuais infrações éticas, mas também para a orientação deontológica, realizada pela primeira turma.

OAB SP instala Tribunal de Ética e Disciplina em Fernandópolis
Fábio Romeu Canton Filho (ao centro) junto a diretoria da OAB Fernandópolis

O presidente da Subseção de Fernandópolis, Marco Aurelio Del Grossi, salientou que a instalação aprovada pelo Conselho Secional da OAB SP em maio deste ano e concretizada na sexta-feira foi um reconhecimento da importância da advocacia regional. “O TED possibilita credibilidade e aprimoramento profissional, porque, além de punir os maus profissionais, garante que o trabalho prestado pela classe prime pela ética e disciplina”.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza de Sales Freire, e os conselheiros Antonio Elias Sequini e Carlos Alberto Expedito de Britto Neto.

OAB SP instala Tribunal de Ética e Disciplina em Fernandópolis
Foto oficial da instalação da 20ª Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina

TED
Por ano, o TED da OAB SP recebe cerca de dez mil representações que postulam infrações ético-disciplinares das mais diferentes naturezas. Levando em consideração um universo de quase 400 mil advogados inscritos na Secional paulista, o número prova que a maioria absoluta dos profissionais é qualificada e comprometida com a ética profissional.