OAB SP vai se juntar à luta contra o câncer de mama


30/09/2016

OAB SP vai se juntar à luta contra o câncer de mama

A partir do dia 1º de outubro, o prédio da Sede Institucional da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, na Rua Maria Paula, centro histórico da cidade, estará iluminado com a cor rosa para chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este será o segundo ano que a Secional paulista da Ordem adere ao Outubro Rosa, movimento que surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura” realizada em Nova York. O nome adotado remete à cor do laço usado pelos participantes e que passou a simbolizar a luta contra o câncer de mama. No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, popularmente chamado de Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado de rosa.

Para o presidente Marcos da Costa, a OAB SP não poderia ficar de fora dessa campanha que pretende alertar as pessoas em relação à importância da detecção precoce da doença. “Precisamos combater o câncer em seu estágio inicial, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo”, diz Costa.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil, excetuando-se os casos de câncer de pele, que tem grande incidência por conta da excessiva exposição ao sol. Atualmente, ele responde por aproximadamente 25% dos novos casos a cada ano.