Ulysses Guimarães é homenageado com exposição no Memorial da América Latina


26/09/2016

Marcos da Costa, presidente da OAB SP, na abertura da exposição "100 anos de Ulysses Guimarães"
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, na abertura da exposição "100 anos de Ulysses Guimarães", na biblioteca do Memorial da América Latina. Data: 16/10/2016 – Local: São Paulo/SP – Foto: José Luís da Conceição/OABSP

Para marcar o centenário de Ulysses Guimarães, o Memorial da América Latina organizou a exposição “100 Ulysses Guimarães”, reunindo mais de 40 charges, produzidas por diversos cartunistas, durante os anos mais importantes da trajetória do líder político.

“Ulysses Guimarães foi protagonista do processo que levou à redação da Constituição de 1988. Ver a história dele contada sob o olhar crítico e bem humorado dos cartunistas provoca reflexões pertinentes”, disse Marcos da Costa, presidente da OAB SP, durante a abertura da exposição.

Momentos históricos como a realização do Colégio Eleitoral, para as eleições indiretas de 1985, e o envolvimento com o processo de redemocratização do Brasil são pontos que chamam a atenção. Ulysses Guimarães completaria cem anos no próximo dia 6 de outubro. Ele morreu vítima de um acidente de helicóptero, em Angra dos Reis (RJ), em 1992.

A exposição tem a curadoria de José Alberto Lovreto, que assina suas charges como JAL. “100 Ulysses Guimarães”fica na Biblioteca do Memorial da América Latina até o dia 16 de outubro, com entrada gratuita.