Campanha Inclusão+ chega ao interior paulista


14/10/2016

Campanha Inclusão+ chega ao interior paulista
O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, com a faixa da Campanha Inclusão+

No próximo domingo (16/10), a campanha Inclusão+, idealizada pela Secional, vai chegar ao interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar a atenção do público que frequenta estádios de futebol para a causa da inclusão de pessoas com deficiência, a ação vai ocorrer antes do início do jogo entre o XV de Novembro de Piracicaba e o Água Santa – partida que marca a última rodada da segunda fase da Copa Paulista. Por volta das 10 horas, um grupo de pessoas com deficiências entrará em campo no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, junto com os jogadores segurando faixa da campanha – lançada em 17/09 durante clássico do Corinthians e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Na ocasião, o próprio presidente da Secional, Marcos da Costa, entrou no gramado sustentando faixa com os dizeres “Nossos paratletas mostraram a força dessa causa: Inclusão+ Uma causa justa”. Segundo informou Jefferson Goularte, presidente da Subseção de Piracicaba, o mesmo grupo, formado também por representantes de instituições como a Associação Colibri e o Espaço Pipa, dará a volta em torno do campo também no intervalo da partida exibindo mais uma vez a faixa.

“Estamos trabalhando para elevar a qualidade da consciência da cidadania em questões essenciais, como a da acessibilidade”, diz o presidente da OAB SP, Marcos da Costa. Além dos clubes já citados, São Paulo, Santos, Confederação Brasileira do Futebol (CBF) e Federação Paulista de Futebol (FPF) também abraçaram a causa. A adesão no interior é fruto de movimento da Subseção de Piracicaba, que firmou parceria com o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Goularte diz que a Subseção quer reforçar a contribuição futuramente, de modo a verificar, por exemplo, quais ações estão sendo levadas a cabo pelo Legislativo para regulamentar a nova Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em vigor desde janeiro. Esse é um dos motes que torna o ano de 2016 particularmente especial para a causa. Além da nova legislação, o país abrigou as Paralímpiadas e há uma série de datas significativas para o tema – como a comemoração da primeira década da Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência pela ONU.

Mais ações
A campanha Inclusão+ também envolve a divulgação de banners e trabalho de conscientização nas redes sociais por meio da difusão de mensagens a respeito de educação inclusiva, acesso à cultura, empregabilidade, entre outros temas. Além disso, será elaborado levantamento para verificar a infraestrutura oferecida em praias por 12 Subseções da Ordem no litoral paulista. Estão na lista Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Entre os pontos verificados estarão a disponibilidade de vagas exclusivas e de cadeiras de rodas anfíbias, além da existência de rampas de acesso.