Entidades comemoram Dia do Advogado Trabalhista


03/10/2016

Entidades comemoram Dia do Advogado Trabalhista
A partir da esquerda: Antonio Augusto Neves, representante do Tribunal de Justiça de SP; Silvio Hiroshi Oyama, presidente TJM; Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, desembergadora; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Claudio Peron Ferraz, conselheiro Secional; Eliana Saad Castelo Branco; secretária-geral da AATSP e Luís Otávio Camargo Pinto, presidente do SINSA, na cerimônia de comemoração do Dia do Advogado Trabalhista

Quase metade dos advogados paulistas atua em uma área essencial para a sociedade. O Direito do Trabalho busca cumprir um papel relevante, que pode ser resumido em resguardar direitos dos trabalhadores e garantir segurança jurídica para os empregadores, dois polos de uma relação que tem o Direito como elemento pacificador. A advocacia trabalhista é essencial para o desempenho desta função social e recebe homenagens, no Estado de São Paulo, no dia 28 de setembro.

No Dia do Advogado Trabalhista, entidades de classe participaram de uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de são Paulo. Estiveram presentes representantes da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro (Sinsa).

“A advocacia trabalhista encontrou, em São Paulo, o palco para mostrar que a união nos ajuda a superar qualquer desafio”, disse Marcos da Costa, presidente da OAB SP, ao lembrar a falta de estrutura da Justiça Trabalhista da capital, especialmente antes da instalação do Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda. Diante da crise econômica e da previsão de quatorze milhões de desempregados no país ao fim do ano, o dirigente de Ordem reforçou a importância da advocacia trabalhista: “O Congresso Nacional vai iniciar uma discussão sobre os direitos trabalhistas, notadamente em face da crise. A advocacia trabalhista se uma à magistratura, ao Ministério Público do Trabalho e à Academia para um debate franco, aberto e a defesa intransigente dos direitos sociais dos brasileiros.”

Entidades comemoram Dia do Advogado Trabalhista
Claudio Peron Ferraz na cerimônia de Comemoração do Dia do Advogado Trabalhista, realizado na Assembléia Legislativa

O Dia do Advogado Trabalhista em São Paulo foi criado em 2011. Por sugestão do atual conselheiro da OAB SP, Cláudio Peron Ferraz, a data foi adotada devido à fundação da AATSP, no dia 28 de setembro de 1978. Na época em que a lei foi aprovada, Peron era presidente da AATSP. “O advogado atende o trabalho que não recebeu, integralmente ou em parte, os seus direitos. Esse trabalhador não tem dinheiro e não se sabe a condição da empresa supostamente devedora. Ou seja, será que um dia haverá dinheiro para pagar honorários? Mesmo assim o advogado trabalhista atende”, explicou Peron.

A solenidade de comemoração do Dia do Advogado Trabalhista foi realizada na Assembleia Legislativa a convite do presidente da Casa, deputado Fernando Capez. Também participaram da cerimônia Roberto Parahyba Arruda Pinto, presidente da ABRAT; Luís Otávio Camargo Pinto, presidente do Sinsa; Eliana Saad Castelo Branco, secretária geral da AATSP; Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, vice-presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região; Silvio Hiroshi Oyama, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; e Umberto Luiz Borges D´Urso, conselheiro secional e diretor de Cultura e Eventos.