Advocacia rio-clarense inaugura novas instalações do projeto OAB Concilia


01/11/2016

Advocacia rio-clarense inaugura novas instalações do projeto OAB Concilia
Nova sala da OAB Concilia em Rio Claro

A Subseção de Rio Claro realizou, na última sexta-feira (28/10), sessão solene de inauguração das novas instalações e da sala da OAB Concilia e implantou a Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos. Rosa Maria Cattuzo, conselheira Secional, representou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa, e parabenizou a diretoria da Subseção pelo empenho em trazer o projeto a Rio Claro: “A OAB Concilia é uma conquista importante em prol da advocacia e da cidadania”.

Na ocasião, Mozart Gramiscelli Ferreira, presidente da Subseção de OAB local prestou homenagem ao vice-presidente, Paulo Sérgio Demarchi, falecido no último dia 21/10, o advogado era um grande incentivador da implantação do projeto OAB Concilia na cidade. Para Mozart Gramiscelli, o projeto prega o que existe de mais importante na advocacia: “A advocacia ganha porque terá presença de um advogado na mesa de conciliação, e a população ganha porque terá mais celeridade na conclusão dos seus processos”, disse.

Advocacia rio-clarense inaugura novas instalações do projeto OAB Concilia
Renata de Carlis Pereira, presidente da Comissão OAB Concilia, na sessão de implantação da Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos e OAB Concilia

Luciana Zumpano, presidente da Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos e da OAB Concilia de Rio Claro, com mais de 15 anos de experiência em conciliação, falou que, num primeiro momento, deve haver uma resistência da advocacia local para o projeto: “O novo sempre causa uma estranheza. Nós sabemos que muitos advogados têm arraigada a forma do litígio, e será uma tarefa difícil mudar esse conceito, mas vamos conquistar esses colegas aos poucos”. Renata de Carlis Pereira, presidente da Comissão OAB Concilia, agradeceu ao empenho da diretoria da Secional paulista da Ordem em descentralizar os poderes, dando, assim, voz ao interior e o incentivo da participação das advogadas nas políticas de Ordem. Sobre a implantação do OAB Concilia Renata de Carlis mencionou: “Eu tenho certeza que os esforços continuarão para que o projeto dê frutos. Apenas com a participação efetiva da advocacia nós conseguiremos a celeridade processual que tanto precisamos”.

Compuseram a mesa a diretoria da Subseção da OAB SP de Rio Claro: Ionita de Oliveira Krugner, secretária-geral; Maria Fernanda Bento Beltrame, secretária adjunta, e Jersser Roberto Hohne, tesoureiro; e, também, Antonio Carlos Gregato, coordenador da Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos e OAB Concilia de Rio Claro, e Aldo Demartti, deputado estadual.