Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 01 / OAB SP e Sebrae-SP dão continuidade a convênio de capacitação em gestão para advogados

Notícias

OAB SP e Sebrae-SP dão continuidade a convênio de capacitação em gestão para advogados


23/01/2017

OAB SP e Sebrae-SP dão continuidade a convênio de capacitação em gestão e empreendedorismo para advogados
A partir da esquerda: Rodolfo Ramer, presidente da Subseção de Nossa Senhoa do Ó; Gisele Fleury Charmillot de Lemos, secretária-geral adjunta da OAB SP; e Marcos da Costa, presidente da OAB SP na reunião com Bruno Caetano, Superintendente do SEBRAE, e renovação de convênio -

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) renovaram, na quinta-feira (19/01), o convênio que oferece cursos de gestão e empreendedorismo para advogados. O termo de compromisso da parceria foi assinado pelo presidente Marcos da Costa e pelo diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

A partir da colaboração da entidade, o advogado recebe o suporte necessário para a gestão administrativa do escritório. “Acompanhando as aulas do Sebrae-SP, o colega pode obter a base necessária para entender o fluxo de caixa, os custos do escritório e a gerência de recursos humanos, por exemplo”, explica Marcos da Costa. “O conceito do empreendedorismo deve fazer parte do dia a dia do profissional liberal, que precisa desenvolver habilidades para gerenciar sua profissão, na busca de melhores resultados”, acrescenta.

Por sua vez, o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, informa que o balanço da experiência com a Secional paulista da OAB foi muito positivo no primeiro período. “Mais de três mil pessoas concluíram os cursos e para nós essa renovação é muito importante”, conta o dirigente para acrescentar que, com a possibilidade de adesão das sociedades unipessoais ao ‘Supersimples’, a capacitação da advocacia que já era importante para a instituição passou a ser prioridade, o que vai resultar em novas possibilidades.

“Escolhemos neste ano 25 grandes setores e segmentos para trabalhar prioritariamente e a advocacia está entre eles. Além dos cursos a distância que vamos disponibilizar via convênio, o plano é desenvolver um programa de atendimento presencial”, comprometeu-se Caetano. “Contamos com a parceria da OAB SP para elaboração dos conteúdos específicos para que eles conversem de maneira mais direta e proveitosa com o advogado”

Na prática

OAB SP e Sebrae-SP dão continuidade a convênio de capacitação em gestão e empreendedorismo para advogados
Presidente da OAB SP, Marcos da Costa; e o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, no momento da assinatura da renovação do convênio
A Subseção da OAB de Nossa Senhora do Ó foi uma das primeiras a aplicar o programa do Sebrae-SP. O presidente da Subseção, Rodolfo Ramer da Silva, relatou durante o encontro que, há mais de três anos, a Casa da Advocacia e Cidadania recebe as palestras que atraem bom número de colegas: “Os advogados nos contam que aprenderam a organizar melhor o escritório, cresceram muito mais, saem da informalidade, com a vantagem de poderem emitir nota fiscal e até participar de licitações”.

A advogada Evanilde Silva Lima Batista de Moraes é uma dessas profissionais. Ela já acompanhou uma série de palestras presenciais ministradas pelo Sebrae-SP na Subseção da OAB de Nossa Senhora do Ó e também participou dos cursos on-line oferecidos pela parceria. Para Evanilde Moraes um dos principais benefícios extraídos das aulas diz respeito à organização. “Passei a me planejar melhor em relação a datas e horários, parei de marcar mais compromissos do que podia atender e investi na qualidade do atendimento aos meus clientes. Essa mudança de atitude fidelizou não só pessoas, mas também empresas. Hoje tenho mais tempo de vida e de trabalho úteis. Não chego ao fim do dia com tarefas a realizar, posso investir em cursos e estar mais com minha família”, comenta.

Participaram do encontro para a renovação do convênio: Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, secretária-geral adjunta; Juan Calos Dans Sanches, coordenador da unidade de atendimento setorial do Sebrae-SP; Antonio Sebastião Teixeira Mendonça, gerente da unidade de atendimento setorial do Sebrae-SP; Claudia Brum, analista da unidade de atendimento remoto do Sebrae-SP; Karoline Fidelis, coordenadora da unidade de atendimento setorial do Sebrae-SP; Ovídio Pereira, consultor da unidade de políticas públicas do Sebrae-SP, e Antônio de Jesus da Silva, gerente da unidade jurídica do Sebrae-SP.