Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 03 / Conferência Regional da Advocacia reúne dirigentes de 17 Subseções em São José dos Campos

Notícias

Conferência Regional da Advocacia reúne dirigentes de 17 Subseções em São José dos Campos


14/03/2017

Conferência Regional da Advocacia reúne dirigentes de 17 Subseções em São José dos Campos
Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP, na 8ª Conferência Regional da Advocacia

Atender as demandas dos profissionais do Direito e melhorar o trabalho em benefício da sociedade civil pautaram a 8ª Conferência Regional da Advocacia realizada (10/03) na cidade de São José dos Campos. Na oportunidade foram postas em discussão várias questões. As comemorações ao Dia Internacional da Mulher também entraram na pauta, tanto nos relatos da reunião inicial quanto nos discursos e nas palestras foram abordados respeito, trabalho e emponderamento da mulher advogada. 

Entre os temas que ganharam força, a revista de advogados nas entradas dos fóruns esteve em debate na primeira parte do encontro organizado pelo secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e que, além da Subseção anfitriã, teve participação de dirigentes e advogados de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba. O vice-presidente da Secional paulista, Fábio Romeu Canton Filho, que preside a Comissão de Relações com o Poder Judiciário Estadual da OAB SP, relatou as ações realizadas pelo grupo de trabalho junto aos tribunais para que não ocorram exageros no procedimento, especialmente com relação ao constrangimento enfrentado pelas mulheres advogadas que têm suas bolsas revistadas. Para ele, uma vez que essa medida é tomada em caráter de segurança, ela deve ser para todas as pessoas que ingressam nos órgãos do Judiciário, incluindo funcionários e magistrados, o que na prática não vem ocorrendo. "Nosso desejo é no sentido de que todos passem pela revista. Aí, sim, teremos um plano de segurança." 

Durante o encontro os dirigentes aproveitaram a oportunidade para informar os advogados sobre a 23ª Conferência Nacional da Advocacia a ser realizada entre os dias 27 e 30 novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. "Queremos levar mais de 40 mil pessoas no Anhembi, em uma grande mobilização", afirmou Canton Filho. A secretária-geral da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, acrescentou que, em breve, entrará no ar um site com todas as informações sobre o evento. Outro tema levado à discussão diz respeito às salas de autoatendimento que, apesar de estarem em fase de instalação, já se fazem presentes em mais de 30 comarcas. “O sistema dá mais agilidade para o advogado que utiliza a infraestrutura proporcionada pela OAB SP quando está fora de seu escritório e precisa tirar uma cópia de seus trabalhos ou fazer uso da internet”, informou o diretor-tesoureiro da Secional paulista, Ricardo Toledo. 

Autonomia de gestão

Conferência Regional da Advocacia reúne dirigentes de 17 Subseções em São José dos Campos
Rodrigo de Moraes Canelas, presidente da Subseção de São Jose dos Campos, durante a 8ª Conferência Regional da Advocacia
Na abertura dos trabalhos no período da tarde, o presidente da OAB anfitriã, Rodrigo de Moraes, destacou a importância de sediar a conferência.  De acordo com o dirigente, ela demonstra a união da classe e, acima de tudo, o comprometimento da Ordem paulista e de todos os participantes com os princípios éticos e a defesa da cidadania: "A OAB é a voz constitucional do cidadão. Temos de aprimorar conhecimentos e buscar solução para os casos mais difíceis e improváveis, na busca pela boa aplicação da Justiça”. Ao abrir seu discurso, Canton Filho, que representou o presidente Marcos da Costa, informou que a Secional tem procurado dar autonomia aos gestores de Ordem.  "Os presidentes de Subseções têm cada vez mais condições de dirigir os destinos de cada uma das comarcas do Estado."

Representando a diretoria da CAASP, o secretário-geral, Rodrigo Lyra, falou dos benefícios voltados para a advocacia e informou que, futuramente, o profissional do Direito ganhará mais agilidade para obter os produtos da entidade por meio do sistema Móbile, que está em fase de implantação. "Hoje é possível verificar os preços de remédios e, logo, os produtos poderão ser pedidos pelo aplicativo", informou. Além de Rodrigo Lyra, a Caixa de Assistência da Advocacia foi representada pelos diretores Alexandre Ogusuko, Rossano Rossi e Célio Bitencourt.

A última parte foi reservada para as palestras temáticas. Ocasião em que o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza, abriu os trabalhos alertando sobre a importância dos advogados terem conhecimento da legislação que rege a classe. Na sequência ocorreram as falas de Cid Vieira Souza Filho (Direitos e Prerrogativas); Tânia Torres de Alckmin Lisboa, coordenadora regional da Comissão da Mulher Advogada; Aislan de Queiroga Trigo, Assistência Judiciária; Leandro Nava, Jovem Advogado; e Renata de Carlis, OAB Concilia.  Júlio Vicente, vice-presidente do conselho curador da ESA, deu ênfase aos novos cursos da Escola Superior de Advocacia e do desconto especial em alguns temas para os jovens advogados.

Homenagens

Conferência Regional da Advocacia reúne dirigentes de 17 Subseções em São José dos Campos
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP; Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, secretária-geral adjunta da OAB SP e Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, diretor da CAASP , entregam láurea de homenagem à Joaquim Santos Junior, representado por Thiago Carvalho Ferreira, presidente da Subseção de Ubatuba
A Conferência reservou um momento especial aos advogados decanos que dedicaram suas vidas à defesa da cidadania, dos direitos individuais e da Justiça, com uma homenagem especial. Foram 17 os agraciados: Benedicto Coelho Silva (Aparecida), Francisco Antonio Bitencourt (Caçapava), Darci de Andrade Cardoso (Cachoeira Paulista), Edmundo Ferreira da Rocha (Campos do Jordão), José Matheus Candia (Caraguatatuba), Horácio de Souza Pinto (Cruzeiro), José Loriggio (Guaratinguetá), Henriette Cabral (Ilhabela), Airosa Rangel (Jacareí), Mauro José Nogueira Cardoso (Lorena), Maria Azeredo (Pindamonhangaba), Neli Veneziani (São José dos Campos), José Ribeiro (São Luiz do Paraitinga), Paulo Machado Guimarães (São Sebastião), José Alves (Taubaté), José Márcio Guimarães (Tremembé), Joaquim Santos Júnior (Ubatuba). 

Veja mais imagens do evento na Galeria de Fotos