Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 03 / Diretoria da OAB SP mobiliza Subseções para organização da 23ª Conferência Nacional da Advocacia

Notícias

Diretoria da OAB SP mobiliza Subseções para organização da 23ª Conferência Nacional da Advocacia


29/03/2017

Diretoria da OAB SP mobiliza Subseções para organização da 23ª Conferência Nacional da Advocacia
A partir da esquerda, compondo a mesa: Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Libania Aparecida da Silva, presidente da Subseção de Osasco; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Neuza Penha Gava Otero, presidente da Subseção de Itapecerica da Serra; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP e Ricado Toledo Santos Filho, diretor tesoureiro da OAB SP, na reunião de trabalho com presidentes de Subseções, para informações sobre a XXIII Conferência da Advocacia

A diretoria da Secional recebeu, na tarde desta segunda-feira (27/03), cerca de 60 presidentes de Subseções localizadas na capital e em raio de até 100 quilômetros de distância, para reunião que teve como mote a 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. O encontro aconteceu no plenário dos conselheiros e, na ocasião, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, listou ações já planejadas e abriu a palavra para sugestões dos presentes – ações essas que envolvem desde maneiras de convocar a advocacia e estudantes de Direito à busca de parcerias com universidades e empresas. “A ideia é replicar essa reunião em diversas localidades do estado de São Paulo, para que as Subseções mais distantes também possam ser ouvidas”, afirma o dirigente. 

A Conferência Nacional está marcada para o período entre 27 e 30 de novembro e vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Trata-se do maior evento da advocacia nacional e um marco não só para a história da Ordem, como para a sociedade brasileira. De acordo com Marcos da Costa, nesses encontros nasceram movimentos históricos, como a restauração do habeas corpus na época da ditadura militar, uma das principais bandeiras da conferência de 1978. Foi naquela década, mais especificamente em 1970, que São Paulo sediou o encontro pela última vez. “O eixo da conferência em 2017 será a defesa da advocacia, dos direitos fundamentais, do direito de defesa, da presunção de inocência, dos direitos sociais, do devido processo legal e das instituições”, diz.

Diretoria da OAB SP mobiliza Subseções para organização da 23ª Conferência Nacional da Advocacia
Auditório lotado com cerca de 60 presidentes de Subseções para reunião que teve como tema a 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Sugestões de temáticas de painéis e de palestrantes serão recebidas pelo Conselho Federal e pela OAB SP até o dia 10 de abril. A partir desta data, com todas as sugestões em mãos, o evento passará a ser formatado. Os interessados em fazer inscrição já podem acessar o site do evento: http://conferencia.oab.org.br/Home.

O esforço das Subseções para contribuir com o chamamento da advocacia e de estudantes de Direito de todo o estado de São Paulo é viés fundamental. Entre as ações que podem ser realizadas localmente pelos dirigentes de cada uma está a interlocução com escritórios, departamentos jurídicos de empresas e faculdades locais de Direito. Entre as sugestões apresentadas pelo dirigente da Secional está a de levar as exposições que a instituição vem preparando este ano por conta de seus 85 anos de atividades, caso das manchetes históricas do Jornal do Advogado, atualmente instalada no saguão da sede institucional. Inaugurada na semana passada, a exposição reúne 45 capas históricas que mostram os momentos cruciais da pauta de atuação da Ordem na defesa dos direitos, no respeito à cidadania e na preservação de valores republicanos.

“Rememoramos momentos como o das ‘Diretas Já’, a luta pela redemocratização, a Constituinte e, mais recentemente, as campanhas e combate à corrupção e pela reforma política”, pontua Marcos da Costa. “A ideia com a ação é disponibilizar a história da Ordem para que todos entendam a vocação da advogada e do advogado e seu importante papel na trajetória do país. Para os estudantes, não se trata de estudar Direito apenas visando concursos públicos, mas também atuando pelo bem comum”.

Ao final da reunião, após ouvir ideias apresentadas por presidentes de Subseções presentes, a diretoria entregou medalhas pelos 85 anos da OAB SP aos participantes. 

Veja mais imagens na Galeria de Fotos