Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 04 / OAB SP promove colóquio de Direitos Humanos no Memorial da Luta pela Justiça

Notícias

OAB SP promove colóquio de Direitos Humanos no Memorial da Luta pela Justiça


27/04/2017

A segurança pública e a situação penitenciária do Brasil serão debatidas no futuro Memorial da Luta pela Justiça, no sábado (29/04), a partir das 10h00. Promovido pela Comissão Permanente de Direitos Humanos e pela Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP, com o apoio do Memorial da Luta pela Justiça, do Núcleo Memória e do Departamento de Cultura e Eventos, o colóquio de Direitos Humanos será iniciado pela exibição de dois vídeos. O primeiro é um resumo do relatório da ONG Artigo 19, instituição internacional focada na promoção da liberdade de expressão, que trata da violência policial em protestos no país. Já o segundo, “Os Outros de Nós Mesmos”, mostra o olhar de uma psiquiatra que trabalha dentro de um hospital penitenciário.

Após a apresentação dos vídeos, será iniciado o debate que contará com a participação do diretor da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, Martim de Almeida Sampaio; do padre e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, Gianfranco Graziola e da coordenadora do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da Universidade Federal de São Carlos, Jacqueline Sinhoretto.

Martim de Almeida Sampaio adianta que as discussões vão girar em torno de dois eixos principais: o encarceramento em massa, como política de segurança pública, e as péssimas condições carcerárias. “A consequência é o índice quase nulo de recuperação de quem vai para o sistema prisional. Hoje temos aproximadamente 700 mil pessoas presas, em 1994 eram 55 mil. Veja como esse número cresceu e continua se elevando”, antecipa o diretor da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP.

As inscrições devem ser feitas por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó, na recepção do evento: http://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/CulturaEventos/Eventos/Apps/SinopseEvento.aspx?idCultural=1305&sn=1

Serviço
Evento: “Colóquio de Direitos Humanos – No futuro Memorial da Luta pela Justiça – Segurança Pública e situação penitenciária em pauta”
Data: 29/04 – 10h00
Local: Memorial da Luta pela Justiça - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1249 - Bela Vista