Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / Em nome da democracia

Notícias

Em nome da democracia


18/05/2017

Momentos de grave crise reclamam defesa intransigente da lei. A saída para ela deve ser percorrer o caminho do respeito aos princípios democráticos. 

Os fatos que vieram à tona na mídia são assombrosos, em especial diante de suposta obstrução da Justiça, que teria sido praticada pelo presidente da República, Michel Temer, assim como de eventual recebimento de dinheiro relacionado a atos ilícitos por parte dos senadores Aécio Neves e Zezé Perrella. 

O País está chocado e merece esclarecimentos. A sociedade não pode ser submetida a meias respostas. Ninguém em uma República está acima da lei. A Nação exige explicações de seus representantes e das autoridades legalmente constituídas. 

Nos alinhamos à manifestação do presidente da OAB Federal, Claudio Lamachia, registrando a seriedade deste momento. As gravações citadas precisam ser tornadas públicas imediatamente. E a apuração desses fatos deve ser feita com celeridade, dando aos acusados o direito à ampla defesa e à sociedade a segurança de que a Justiça vale para todos, independentemente do cargo ocupado. É de tal ordem a gravidade dos fatos apontados que as próprias condições de permanência nos respectivos cargos estarão comprometidas caso sejam eles confirmados. 

A solução está na democracia e no respeito à Constituição, onde encontramos o amparo para todas as nossas aflições. 

Marcos da Costa
Presidente da OAB de São Paulo