Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / XI Conferência Regional da Advocacia reúne 14 presidentes de Subseções

Notícias

XI Conferência Regional da Advocacia reúne 14 presidentes de Subseções


30/05/2017

XI Conferência Regional da Advocacia reúne 14 presidentes de Subseções
Diretores da OAB SP e da CAASP ouvem as demandas dos presidentes na 11ª Conferência Regional da Advocacia

Os advogados inscritos nas Subseções de Barretos, Bebedouro, Catanduva, Guaíra, Guariba, Itápolis, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Olímpia, Taquaritinga e Urupês participaram da XI Conferência Regional da Advocacia – gestão 2016/2018, realizada na cidade de Bebedouro (26/05). As 14 Subseções participantes contam com aproximadamente seis mil advogados inscritos.

Seguindo o modelo tradicional das Conferências Regionais, o período da manhã foi reservado para o encontro dos presidentes das Subseções participantes com a diretoria da OAB SP e os conselheiros Secionais da região. Nessa reunião, as dificuldades e possíveis soluções para o dia a dia da advocacia – prerrogativas profissionais, aviltamento de honorários, remuneração de diligências, serviços do Banco do Brasil etc – formaram a pauta. O presidente da Subseção anfitriã, Mário Luiz Ribeiro, deu as boas-vindas aos demais dirigentes de Ordem, destacando a importância do evento. “O comparecimento de todos os 14 presidentes é muito importante no esforço de encontrar soluções para os temas que regem a vida da advocacia local. No plano macro, o empenho diário dos conselheiros da região e da diretoria secional é importante para a manutenção e melhoria da estrutura da entidade, imprescindível para a classe”, avaliou Mário Luiz Ribeiro.

O período da tarde foi reservado para a sessão pública da Conferência Regional da Advocacia, com espaço aberto para a advocacia da região acompanhar as reflexões sobre as questões institucionais e corporativas, como a busca pela valorização da advocacia. “Nós, dirigentes de Ordem, estamos permanentemente unidos e atentos em prol da advocacia, em questões corporativas e institucionais. Enquanto estamos aqui tratando de questões de interesse direto da classe, o nosso presidente Marcos da Costa está em Brasília, cuidando de questões importantes para o País”, ressaltou Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP. Advogado, o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão Moura, participou da sessão pública da Conferência Regional e reforçou a importância da entidade para a sociedade: “Com mais de 230 Subseções, a OAB SP é presente no cotidiano da cidadania, especialmente com os projetos e ações das Comissões que trabalham sem trégua pela sociedade”.

XI Conferência Regional da Advocacia reúne 14 presidentes de Subseções
Mario Luiz Ribeiro, presidente da Subseção de Bebedouro, na XI Conferência Regional da Advocacia

As Conferências Regionais da Advocacia são realizadas mensalmente e vão proporcionar o contado direto da diretoria Secional com os presidentes de Subseções e a advocacia de todo o Estado, em cronograma que se estende até o fim da gestão 2016-2018. No mês de abril, por exemplo, nove Subseções da Região de Tupã participaram, enquanto no mês anterior, foram convocadas as Subseções da região de Mogi Mirim. “O ditado popular ‘minhoca da terra sabe resolver os problemas, minhoca de fora a formiga come’ é uma figura interessante aqui. Precisamos ouvir as lideranças locais para ajudar e sermos ajudados naquilo que é nossa missão: melhorar o dia a dia da advocacia e defender os valores da cidadania”, pontuou o secretário-geral da OAB SP e coordenador das Conferências Regionais, Caio Augusto Silva dos Santos.

A secretária-geral adjunta, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, e o diretor-tesoureiro, Ricardo Toledo Santos Filho, membros da diretoria da OAB SP, também participaram da XI Conferência Regional da Advocacia. Os conselheiros Secionais Adriana Galvão Moura Abílio, Aline Silva Fávero, Gerson Luiz Alves de Lima e Luiz Eugenio Marques de Souza também compareceram. Todos prestigiaram a tradicional homenagem aos decanos da região: Vera Sônia Abrão (Barretos), Paulo Roberto Joaquim dos Reis (Bebedouro), José Alfredo Luiz Jorge (Catanduva), Pedro Alcemir Pereira (Guaíra), Eleni Elena Marques (Guariba), Ulysses Renato Pereira Rodrigues (Itápolis), Willians Turco (Jaboticabal), Marcos Aparecido Cimardi (Matão), Paulo Eduardo Carnacchioni (Monte Alto), Odette Poli Novas Arroyo (Monte Azul Paulista), Alcides Zana (Novo Horizonte), Edgar Antônio Piton (Olímpia), José Badui Tannus (Taquaritinga) e José Benedito Robert Lima (Urupês).

A OAB SP levou para o evento uma série de seminários sobre assuntos de interesse da advocacia, apresentados por Fernando Calza de Sales Freire, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina; Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas; Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Aislan de Queiroga Trigo, presidente da Comissão de Assistência Judiciária; Leandro Caldeira Nava, presidente da Comissão da Jovem Advocacia; Roseni Mathias, vice-presidente da Comissão OAB Concilia; e Júlio César Fiorino Vicente, vice-presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia da OAB SP.

Durante a Conferência, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) levou seus serviços para perto da advocacia, montando sua estrutura itinerante com livraria, quick massage, e profissionais para a realização de exames rápidos de medição de colesterol, hipertensão, diabetes e hepatite C, itens das campanhas de saúde da entidade. “Não há outra entidade da sociedade civil que tenha um braço assistencial e de prestação de serviços para a classe como a CAASP: precisamos divulgar cada vez mais aquilo que a Caixa faz para ampliar o acesso dos colegas”, pediu Arnor Gomes da Silva Júnior, vice-presidente da CAASP.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos