Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 06 / OAB SP inaugura nova Casa da Advocacia e Cidadania do Ipiranga

Notícias

OAB SP inaugura nova Casa da Advocacia e Cidadania do Ipiranga


12/06/2017

OAB SP inaugura nova Casa da Advocacia e Cidadania do Ipiranga
Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP e Antonio Carlos Duarte Moreira, presidente da Subseção do Ipiranga

Há 36 anos a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil inaugurava a sua 100ª Subseção, em bairro icônico para a história do Brasil, o Ipiranga. Hoje, na Rua dos Patriotas, próximo ao local em que foi dado o grito de independência, a OAB SP inaugurou (08/06) a nova Casa da Advocacia e Cidadania do Ipiranga. Na solenidade de inauguração, a diretoria da Secional paulista da Ordem foi representada pelo vice-presidente, Fábio Romeu Canton Filho. Levando em conta a importância do bairro para a história do país, ele fez um discurso focado na relação da Ordem e da advocacia com os rumos do Brasil. “A advocacia é credora da sociedade brasileira. Demos a nossa contribuição em diversos momentos importantes para a história do Brasil, sempre em defesa do Estado Democrático de Direito, em favor da cidadania”, pontuou.

OAB SP inaugura nova Casa da Advocacia e Cidadania do Ipiranga
Fábio Romeu Canton Filho e Célio Luiz Bitencourt, inauguram junto com a diretoria local a Nova Casa da Advocacia e o Espaço CAASP da OAB Ipiranga

A nova sede da Subseção do Ipiranga está localizada a poucos metros do Fórum do Ipiranga e oferece estrutura de apoio para o dia a dia do advogado, para atividades culturais (cursos e palestras) e para o atendimento à população local. “Um sonho que se sonha só, é só um sonho. Um sonho que se sonha junto é realidade. A advocacia ipiranguista, a diretoria dessa Subseção e a diretoria Secional sonharam juntas e a nossa nova Casa se tornou realidade, inaugurada agora”, comemorou Antônio Carlos Duarte Moreira, presidente da Subseção do Ipiranga. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo ocupa uma das salas do imóvel, com o Espaço CAASP. “A Caixa está cada vez mais perto da classe, o que é o objetivo do processo de descentralização do nosso atendimento, iniciado na gestão de Rubens Approbato Machado”, contou Jorge Eluf Neto, diretor da CAASP.

A história da 100ª Subseção começou em 16 de julho de 1981, quando foi aprovada a sua criação. O primeiro presidente foi o advogado José Urbano Prates, que testemunhou o crescimento da advocacia local que hoje conta com mais de 1.100 advogados inscritos. “Hoje temos uma Casa bonita, renovada e acolhedora que, espero, seja bastante utilizada pela nossa advocacia e cidadãos do bairro”, afirmou Prates. Nessa solenidade de inauguração, a juíza diretora do Fórum do Ipiranga, Karen Cristina Fernandes de Oliveira, participou da mesa diretora e parabenizou a OAB SP pela nova Casa, ressaltando a importância da advocacia, citando trecho do artigo 133 da Constituição Federal: “O advogado é indispensável à administração da justiça”.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos