Palestra sobre prerrogativas profissionais marca entrega de carteiras em Amparo


19/06/2017

Palestra sobre prerrogativas profissionais marca entrega de carteiras em Amparo
Cid Vieira de Souza Filho, presidente da comissão de prerrogativas e Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP na Palestra sobre Prerrogativas e entrega de carteiras na OAB Amparo

Os novos advogados inscritos na Subseção de Amparo tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a história da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa das prerrogativas profissionais. Durante solenidade de outorga de carteiras (13/06), realizada no Fórum de Amparo, o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Cid Vieira de Souza Filho, utilizou reproduções de diversas edições do Jornal do Advogado para traçar um panorama histórico de uma das frentes corporativas mais importantes da entidade de classe.

Os trabalhos foram dirigidos pelo vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, que ressaltou a importância da advocacia para a evolução do país, preservação dos valores republicanos e a defesa do Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, ele reforçou o valor da defesa das prerrogativas profissionais: “Não vamos jamais pedir licença, para quem quer que seja, para exercer a nossa profissão”.

Mauricio Dematte Junior, presidente da Subseção de Amparo, agradeceu pelas presenças do vice-presidente secional e do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas e deu votos de sucesso para a carreira dos novos advogados. Ex-presidente da 10ª Subseção (2007-2009), Adib Kassouf Sad, hoje presidente da Comissão de Direito Administrativo (OAB SP) e diretor da CAASP, falou dos pioneiros da história da advocacia paulista e da Secional São Paulo da Ordem, lembrando que o avô de Fábio Romeu Canton Filho, Leôncio Ribas Marinho, teve participação na gestão da OAB SP (décadas de 1930 e 40) e que o pai de Cid Vieira de Souza Filho foi importante para a entidade, presidindo a Secional no período da Ditadura Militar.

Palestra sobre prerrogativas profissionais marca entrega de carteiras em Amparo
Novos advogados recebem a carteira da OAB

“A defesa das prerrogativas profissionais é um tema cuja história mostra avanços e recuos periódicos, como num pêndulo. Cada conquista em favor da segurança do exercício da nossa profissão demanda vigilância, energia. O ataque contra nossas prerrogativas vai além da figura da advogada e do advogado, atingindo os direitos do cidadão: precisamos estar sempre alertas”, orientou Souza Filho, durante a palestra. Advogado criminalista, ambientado ao Tribunal do Júri, local do Fórum onde foi realizada a palestra, ele deu especial atenção ao drama das advogadas criminalistas e as dificuldades para trabalhar, especialmente no ingresso nos Centros de Detenção Provisória, pauta que já merece esforços da OAB SP. 

Essa solenidade foi acompanhada por Adib Feres Sad, presidente da Academia Amparense de Letras; pelos presidentes das Subseções de Pedreira, Luciano Rodrigues Teixeira; e Águas de Lindóia, Luís Fernando Bueno; além dos vereadores do município de Amparo Catarina Santos Briozo, José Osmar Dorigan, José Gonçalves dos Santos e Antônio Hélio Favoretto.