Jovens advogados de Praia Grande ouvem palestra sobre início de carreira


17/07/2017

Jovens advogados de Praia Grande ouvem palestra sobre início de carreira
Palestra de Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP, na semana do jovem advogado da OAB Praia Grande

O auditório da Subseção de Praia Grande abrigou palestra sobre "Advocacia em início de carreira e suas perspectivas", apresentada pelo vice-presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Romeu Canton Filho (13/07): “É importante compartilhar a experiência profissional com os colegas em início de carreira e, para um diretor de Ordem, também é fundamental falar sobre a postura do advogado quanto à ética profissional e a defesa das prerrogativas profissionais”.

Um dos pontos de maior interesse dos jovens é a possibilidade de inserção profissional em novos ramos do Direito ou ramos ainda pouco explorados. No primeiro caso, explicou Canton Filho, em consequência de mudanças da sociedade ou inovações tecnológicas, há especialidades que surgiram há pouco tempo e estão em processo de construção legislativa, jurisprudencial e doutrinária, formando novos mercados de trabalho para a advocacia. Por outro lado, há ramos já consolidados do Direito que ainda têm carência de profissionais especializados, como Direito Eleitoral, Desportivo e Meio Ambiente.

“As formas adequadas de relação com os clientes, especialmente na fixação e cobrança de honorários, é outro ponto que deixa a advogada e o advogado em início de carreira com dúvidas. Tratar desses assuntos ajuda a preencher uma lacuna que não é foco da faculdade”, lembrou o vice-presidente da OAB SP. Durante a palestra, ele ainda reforçou a necessidade de estudo e atualização permanente do profissional do Direito.

O vice-presidente da OAB SP foi recebido pelo presidente das Subseções de Praia Grande, Gonçalo Batista Menezes Filho; São Vicente, Alexandre de Araújo; Cubatão, André Mohamad Izzi; e Itanhaém, Rutinaldo da Silva Bastos. Também compareceram os conselheiros secionais Roberto de Souza Araújo e Lucimar Vieira de Faro Melo; o secretário da CAASP, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Praia Grande, Ricardo Rocha e Silva.