Faculdade de Direito da USP expõe linha do tempo com a história da OAB SP

Tweet


02/08/2017

Presidentes secionais se reunem em São Paulo para o Lançamento da XXIII Conferência Nacional - Evento realizado na sede institucional da OAB SP - Data: 10/04/2017 - foto Cristovão Bernardo/OAB SP

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo da São Francisco, realizam no dia 07/08, às 10h00, a abertura de uma mostra em formato de linha do tempo que recria os fatos marcantes que pontuam a história da Ordem paulista e resgata os momentos da vida nacional em que a entidade teve participação ativa em prol da cidadania, da defesa dos direitos individuais e, principalmente, da preservação do Estado Democrático de Direito. O ato é uma ação que integra a celebração dos 85 anos de fundação da Secional e os 190 anos tanto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo quanto da criação dos cursos jurídicos no país.

A exposição, composta por 24 cartazes que serão fixados no primeiro andar da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, procura levar aos estudantes a presença da instituição, que futuramente vai representá-los e que defende as imprescindíveis prerrogativas da classe e o fundamental direito de defesa de todos os cidadãos. A proposta é também de cultivar a importância da cultura de valorização da advocacia, atividade que tem sua função inscrita na Constituição por ser um dos pilares do Poder Judiciário.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, conta que a mostra apresenta memórias da formação dos conceitos de Justiça no Brasil colônia, apresentando fatos que precederam a criação da Ordem, mas que remontam à instalação dos cursos jurídicos no país em 1827. “Temos na exposição os registros do reconhecimento do estatuto do Instituto dos Advogados Brasileiros (1843) e a criação da Ordem dos Advogados Brasileiros (1930). Também destacamos a fundação da Secional paulista da OAB, em 22 de janeiro de 1932, e trazemos ao público a atuação da entidade desde Getúlio Vargas e o Estado Novo até a atualidade”, descreve.

Outras faculdades interessadas em expor a Linha do Tempo da OAB SP devem entrar em contato pelo e-mail: presidencia@oabsp.org.br

Serviço
Evento: “Abertura oficial da exposição Linha do Tempo da OAB SP”
Data: 07/08 – 10h00
Local: Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 1º andar