Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 09 / Lançamento do selo da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira marca reunião do Conselho

Notícias

Lançamento do selo da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira marca reunião do Conselho


04/09/2017

Lançamento do selo da XXII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira marca reunião do Conselho
A partir da esquerda: Felipe Sarmento Cordeiro, secretário-geral do Conselho federal da OAB; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Sidnei Lemos de Moraes, gerente dos Correios e Braz Martins Neto, presidente da CAASP

A reunião do Conselho Secional desta segunda-feira (28/08) foi marcada por homenagens e pelo lançamento do selo da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, marcada para o período entre 27 e 30 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Logo na abertura do encontro, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, relembrou que a Secional completa 85 anos de fundação em 2017 – ano marcado por eventos comemorativos. A reunião de agosto, Mês do Advogado, contou ainda com a presença de dirigentes do Conselho Federal, dos juristas Ives Gandra da Silva Martins e Arnoldo Wald Filho, além de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na ocasião, a Secional e o Conselho Federal lançaram o selo da 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. A apresentação foi feita pelo presidente da CAASP, Braz Martins, colecionador de selos há 53 anos. “O selo é personalizado, ou seja, não pertence aos oficiais do Correio, desse modo a tiragem é limitada”, conta. A Ordem espera receber cerca de 40 mil advogados durante os quatro dias do evento na capital paulista. O gerente de atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Sidnei Lemos de Moraes, representou o presidente da companhia, Guilherme Campos Júnior.

Os dirigentes de Ordem do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-presidente e membro nato; e Felipe Sarmento Cordeiro, secretário geral do Conselho Federal, em seus discursos, reforçaram o apreço da advocacia brasileira pelas homenagens prestadas aos juristas presentes e por ocasião do lançamento do selo. Sarmento também reforçou a importância de incentivar a participação feminina na vida de Ordem. “Louvo a iniciativa de lançamento do selo da 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a qual constituirá um marco fundamental na história da Ordem, afinal essa edição marcará mudança na denominação do evento, que deixou de chamar-se Conferência Nacional dos Advogados para tornar-se Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, como uma forma singela de explicitar a importância das mulheres advogadas, as quais correspondem praticamente metade de todo o quadro de inscrições da OAB”. Para coroar essa mudança, disse, durante o evento será concedida pela primeira vez a medalha Rui Barbosa a uma mulher, a conselheira federal Cléa Carpi.

Em seguida, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, lembrou que a Conferência vai encerrar uma série de eventos em andamento pelos 85 anos de trajetória da Secional. Entre eles, o lançamento do documentário sobre a história da Ordem paulista e as exposições de temas distintos. Uma delas expõe as capas do Jornal do Advogado enquanto há, também, as mostras que reúnem os feitos de lideranças que contribuíram com a tomada de decisões históricas fundamentais não só para a advocacia como para a sociedade brasileira. “Esperamos cerca de dezenas de milhares advogados durante a Conferência, para debater temas relevantes da nossa classe e para a sociedade civil”, finaliza.

Também compuseram a mesa os ministros do STJ, Luis Felipe Salomão, Antonio Carlos Ferreira e Paulo Moura Ribeiro; o conselheiro Henrique de Almeida Ávila, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos; o conselheiro federal por São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso; José Horácio Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); Luis Otávio Camargo Pinto, presidente do Sindicado das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA); Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, secretário-geral da CAASP e vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP; Jorge Eluf Neto, diretor tesoureiro da CAASP.

 Veja mais imagens na Galeria de Fotos