Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 09 / Lançamento do selo da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira marca reunião do Conselho

Notícias

Lançamento do selo da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira marca reunião do Conselho

Tweet


04/09/2017

Lançamento do selo da XXII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira marca reunião do Conselho
A partir da esquerda: Felipe Sarmento Cordeiro, secretário-geral do Conselho federal da OAB; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Sidnei Lemos de Moraes, gerente dos Correios e Braz Martins Neto, presidente da CAASP

A reunião do Conselho Secional desta segunda-feira (28/08) foi marcada por homenagens e pelo lançamento do selo da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, marcada para o período entre 27 e 30 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Logo na abertura do encontro, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, relembrou que a Secional completa 85 anos de fundação em 2017 – ano marcado por eventos comemorativos. A reunião de agosto, Mês do Advogado, contou ainda com a presença de dirigentes do Conselho Federal, dos juristas Ives Gandra da Silva Martins e Arnoldo Wald Filho, além de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na ocasião, a Secional e o Conselho Federal lançaram o selo da 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. A apresentação foi feita pelo presidente da CAASP, Braz Martins, colecionador de selos há 53 anos. “O selo é personalizado, ou seja, não pertence aos oficiais do Correio, desse modo a tiragem é limitada”, conta. A Ordem espera receber cerca de 40 mil advogados durante os quatro dias do evento na capital paulista. O gerente de atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Sidnei Lemos de Moraes, representou o presidente da companhia, Guilherme Campos Júnior.

Os dirigentes de Ordem do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-presidente e membro nato; e Felipe Sarmento Cordeiro, secretário geral do Conselho Federal, em seus discursos, reforçaram o apreço da advocacia brasileira pelas homenagens prestadas aos juristas presentes e por ocasião do lançamento do selo. Sarmento também reforçou a importância de incentivar a participação feminina na vida de Ordem. “Louvo a iniciativa de lançamento do selo da 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a qual constituirá um marco fundamental na história da Ordem, afinal essa edição marcará mudança na denominação do evento, que deixou de chamar-se Conferência Nacional dos Advogados para tornar-se Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, como uma forma singela de explicitar a importância das mulheres advogadas, as quais correspondem praticamente metade de todo o quadro de inscrições da OAB”. Para coroar essa mudança, disse, durante o evento será concedida pela primeira vez a medalha Rui Barbosa a uma mulher, a conselheira federal Cléa Carpi.

Em seguida, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, lembrou que a Conferência vai encerrar uma série de eventos em andamento pelos 85 anos de trajetória da Secional. Entre eles, o lançamento do documentário sobre a história da Ordem paulista e as exposições de temas distintos. Uma delas expõe as capas do Jornal do Advogado enquanto há, também, as mostras que reúnem os feitos de lideranças que contribuíram com a tomada de decisões históricas fundamentais não só para a advocacia como para a sociedade brasileira. “Esperamos cerca de dezenas de milhares advogados durante a Conferência, para debater temas relevantes da nossa classe e para a sociedade civil”, finaliza.

Também compuseram a mesa os ministros do STJ, Luis Felipe Salomão, Antonio Carlos Ferreira e Paulo Moura Ribeiro; o conselheiro Henrique de Almeida Ávila, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos; o conselheiro federal por São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso; José Horácio Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); Luis Otávio Camargo Pinto, presidente do Sindicado das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA); Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, secretário-geral da CAASP e vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP; Jorge Eluf Neto, diretor tesoureiro da CAASP.

 Veja mais imagens na Galeria de Fotos