Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 10 / OAB SP abriga congresso sobre crimes sexuais

Notícias

OAB SP abriga congresso sobre crimes sexuais


17/10/2017

Oito comissões temáticas da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil reuniram-se para realizar o Congresso sobre Crimes Sexuais. O evento tem promoção da Comissão Especial de Criminologia e Vitimologia e conta com o apoio das comissões de Direitos Humanos, Liberdade Religiosa, Direito Digital e Compliance, Diversidade Sexual, Educação Digital, Igualdade Racial, da Mulher Advogada e do Departamento de Cultura e Eventos da entidade.

Serão realizadas 12 palestras que vão tratar dos mais variados tipos de violência sexual na sede cultural da OAB SP,  a partir das 14h00, do dia 23/10, até às 20h30. Uma verdadeira maratona com apresentações relâmpagos a cada meia hora. As inscrições devem ser feitas por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó, na recepção do evento: https://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/CulturaEventos/Eventos/Apps/SinopseEvento.aspx?idCultural=2942&sn=1

Confira a programação

1º painel - 14h00
Violência sexual contra as mulheres encarceradas
Expositora:  Eleonora Rangel Nacif

Advogada; especialista na área criminal; 2ª vice-presidente do Ibccrim; professora de cursos da ESA da OAB SP; membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seção São Paulo da OAB.

2º painel - 14h30
Violência sexual como arma da intolerância religiosa
Expositor:  Clóvis Pinto de Castro
Doutor em Ciências da Religião; educador e membro do corpo de formação do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA). 

3º Painel - 15h00
Pornografia infantil e a internet
Expositora:  Cristina Moraes Sleiman
Advogada; pedagoga; mestre em Sistemas Eletrônicos pela USP; presidente da Comissão Especial de Educação Digital e vice-presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance, autora do Guia de Prevenção ao Cyberbullying para Professores da OAB SP.

4º painel - 15h30
Perversão, sexualidade infantil e adolescência
Expositora: Dorothée Rüdiger 
Psicanalista; pesquisadora e professora universitária nos campos do Direito e da Psicanálise; graduada em Direito pela Universidade de Freibur; mestre e doutora em Direito pela USP; professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos; coordenadora do curso de Psicanálise on-line do IPLA.

5º painel - 16h00
Violência sexual contra os transgenêros, travestis e homossexuais
Expositor: Ricardo Luiz Dias 
Advogado do Centro de Cidadania LGBT Arouche; graduado em Direito Médico, membro efetivo da Comissão da Diversidade Sexual da OAB SP e membro convidado da Comissão da Diversidade Sexual da OAB do Jabaquara.

6º painel - 16h30
Violência inusitada e homossexualidade
Expositora: Liége Lise
Psicanalista; graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); coordenadora da Clínica Escola do IPLA e participante da Clínica de Psicanálise do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco da USP.

7º painel - 17h00
Violência sexual contra os afrodescedentes
Expositora: Claudia Patricia de Luna Silva 
Advogada; graduada pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro. 

8º painel - 17h30
A violência sexual e o racismo
Expositora: Dagmar Silva Pinto de Castro
Psicanalista; doutora em Psicologia pela USP; psicóloga e mestre em Psicologia da Saúde pela Umesp. Pós-doutora pela UW; pesquisadora e docente do PPGA-FGN-Unimep na Linha de Gestão de Pessoas e Organizações. Coordenadora dos projetos de pesquisas e extensão em nível municipal, regional e nacional nos temas da violência sexual, abuso e exploração e tráfico humano; assessora do Processo de Construção Participativa de Políticas Públicas Integradas de Gênero e Infantojuvenis; membro do Curso de Formação em Psicanálise do IPLA.

9º painel - 19h00
Crimes sexuais e a psicanálise
Expositor:  Jorge Forbes 
Presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA).

10º painel - 19h30
Vitimologia e os crimes sexuais
Expositor:  Antonio Baptista Gonçalves 
Advogado; presidente da Comissão de Criminologia e Vitiminologia da OAB SP; pós-doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de La Matanza; doutor e mestre em Filosofia do Direito pela PUC SP.

11º painel - 20h00
Crimes sexuais e direitos humanos
Expositor: Martim de Almeida Sampaio 
Advogado; doutor e mestre pela PUC SP; conselheiro Secional e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP. 

12º painel - 20h30
Violência doméstica
Expositora: Kátia Boulos 
Advogada; conselheira Secional, presidente da Comissão da Mulher Advogada e vice-presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB SP.

Serviço
Evento: Congresso sobre crimes sexuais
Data: 23/10 -  das 14h00 às 20h30
Local: Sede cultural da OAB SP - Praça da Sé, 385 - 1º andar