Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / 01 / OAB SP abrirá novo espaço em sua sede para acolher palestras, debates e audiências públicas

Notícias

OAB SP abrirá novo espaço em sua sede para acolher palestras, debates e audiências públicas


30/01/2018

OAB SP abrirá novo espaço em sua sede para acolher palestras, debates e audiências públicas
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, e Clemência Beatriz Wolthers, conselheira Secional, visitam a obra do novo auditório

A advocacia paulista e a sociedade civil terão mais um amplo auditório para palestras, debates e audiências públicas a partir de meados de 2018. Nesse espaço serão apresentados temas de múltiplos interesses, entre os quais demandas voltadas ao desenvolvimento da advocacia e da cidadania. Em dezembro, as obras de construção da nova área, em terreno contíguo ao prédio da sede institucional no centro de capital, tiveram início. Com altura de quatro andares, o prédio dará ao auditório um pé direito triplo abrigando cerca de 350 lugares, com ampla plateia e mezanino. Todos os novos andares terão ligação correspondente com os andares do prédio-sede. Um projeto arquitetônico arrojado, a cargo do escritório Marcel Monacelli, e que ainda dará à Rua Maria Paula um jardim vertical na sua parede externa, irrigado e repleto de plantas naturais. 

A OAB SP tem tido casa lotada em iniciativas organizadas em sua sede institucional. Eventos em que reuniu especialistas da área jurídica, autoridades de diferentes segmentos como do meio ambiente e da saúde para, por exemplo, discutir formas de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, no auge da crise que abalou o país; assim como abordar a questão do uso polêmico da chamada “pílula do câncer”. Promoveu também discussões em busca de sugestões para a condução das reformas trabalhista e previdenciária. Isto para citar apenas algumas iniciativas entre inúmeras outras que resultaram em encaminhamento de propostas aos canais responsáveis do governo para que medidas sejam adotadas. 

“As portas de nossa entidade têm sido abertas para a advocacia e a sociedade acompanhar e participar do lançamento de campanhas contra a corrupção, pelas reformas política e tributária e seminários em busca de saídas para as crises, entre outras questões. Tudo feito para esclarecer a cidadania e valorizar a nossa atividade, tão essencial à Democracia”, destaca Marcos da Costa, presidente da Secional paulista da Ordem. “Nesse compasso estamos construindo esse novo espaço para amplificar a voz da advocacia. Essa disposição da entidade para servir ao país faz paralelo com o perfil dos profissionais que representa, advogadas e advogados que se dedicam a contribuir com a aplicação e aperfeiçoamento da Justiça”. 

O novo auditório
A conselheira  da OAB SP e coordenadora do projeto, Clemência Beatriz Wolthers, explica que a infraestrutura tecnológica do novo auditório comportará acesso à internet, microfones e telões que possibilitarão melhor visibilidade aos participantes, assim como exposição de textos, imagens, e todo o material complementar dos expositores. “O porte e a capacidade técnica do espaço possibilitarão que os advogados participem com mais intensidade, debatendo e refletindo com a diretoria e autoridades, de momentos importantes vivenciados no país. Estão previstas transmissões ao vivo de sessões do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, por exemplo, assim como videoconferências”, acrescenta a advogada. 

A acessibilidade é garantida pelo projeto, com todos os requisitos legais seguidos à risca, como era de se esperar de uma instituição como a Ordem. O auditório terá uma escada exclusiva, nos padrões exigidos para grandes públicos, além de um elevador privativo, que se soma aos elevadores existentes na sede institucional, integrando os ambientes. Rampas, espaços adaptados para cadeirantes e pessoas com qualquer tipo de deficiência foram contemplados, de modo que todos possam frequentar o auditório da OAB SP com o máximo de conforto. 

A valorização do meio ambiente também se faz presente integrando o prédio da OAB SP à rua arborizada em que se situa, uma das poucas no centro da capital. Essa característica reforçou a ideia de o prédio trabalhar a questão ambiental com o projeto arquitetônico programando um jardim vertical em sua fachada. 

Veja mais imagens na Galeria de Fotos