Conselho Secional ratifica Renata Soltanovitch como presidente do TED

Tweet


26/02/2018

O Conselho Secional da Ordem dos Advogados do Brasil ratificou, por maioria de votos em sessão ordinária (19/02), a indicação da conselheira Renata Soltanovitch para a presidência do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). A advogada foi indicada por meio de portaria assinada pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, em 30/01. É a primeira vez, na história da entidade, que uma mulher comandará o TED.  

Na votação, 90 conselheiros Secionais se manifestaram a favor da escolha da advogada, enquanto 28 se posicionaram contra a indicação, e sete se abstiveram.  

Marcos da Costa destaca as qualidades de Renata Soltanovitch e a importância da instituição na tarefa de valorização da mulher por considerar que uma advogada à frente do TED contribui para fortalecer a presença feminina na representação da classe. Segundo o dirigente, além da experiência alcançada pelos anos de trabalho junto ao TED, Renata é uma estudiosa na matéria ética, com livros publicados sobre o tema.

Renata Soltanovitch ocupou diversos cargos na OAB SP participando de várias Comissões: de Inscrição e Seleção, da Mulher Advogada, de Estudos da Lei de Imprensa, da Defesa de Cidadania, de Direitos Autorais e de Inscrição no Quinto Constitucional. Foi relatora e presidente de turma do TED e membro da Quarta Turma Recursal e é autora da obra "Aspectos Disciplinares de Ética no Exercício da Advocacia".