Movimento Sou Responsável lança concurso de vídeos

Tweet


27/02/2018


Com o propósito de atrair a participação de estudantes, o Movimento Sou Responsável promove concurso de vídeos e pede ajuda aos universitários. Até o dia 15 de março, estudantes de faculdades de todo o país e de qualquer curso podem enviar vídeos, realizados em aparelhos celulares, com 30 segundos de duração para o e-mail . O material deve transmitir a mensagem do Movimento que pede comprometimento do cidadão com suas escolhas e atos em linguagem universal, apartidária e despida de ideologia. Mais informações sobre o formato e a linguagem para os vídeos podem ser extraídas do Manifesto que inspira o Movimento Sou Responsável.

O Portal Catraca Livre, parceira na empreitada, provoca votação aberta on-line, que resultará na escolha de cinco finalistas que serão submetidos a um júri especial formado por publicitários renomados entre os quais Joanna Monteiro, Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcelo Serpa e Bob Costa. Caberá a eles eleger o vencedor. O escolhido será premiado com R$ 20 mil e passará a ser usado como uma das peças para divulgar e estimular o engajamento de todos os cidadão no campanha pelo protagonismo da sociedade em prol de um Brasil melhor.

Neste ano, o "Sou Responsável" dirige seu foco para as eleições. Não é uma ação partidária, não tem ideologia ou apóia candidatos. Aposta apenas na consciência e na informação para que saiam das urnas representantes comprometidos no trato da coisa pública. Funciona de forma colaborativa e voluntária. Teve origem a partir de uma iniciativa da OAB SP em parceria com a Cúria Metropolitana de São Paulo para organização de ato público pela ética e contra a corrupção em 09 dezembro, Dia Internacional contra a corrupção. A proposta ganhou corpo com a participação de mais de cem entidades da sociedade civil dispostas a colaborar, entre as quais o Portal Catraca Livre.

Mensagem a ser transmitida pelos vídeos:

1. SEJA RESPONSÁVEL EM SUAS ESCOLHAS E CONDUTAS COTIDIANAS;
Neste momento, em particular na escolha dos candidatos em que votará.

2. LINGUAGEM E TOM DA COMUNICAÇÃO;
A linguagem deve ser universal, como o é o voto. Não deve focar em "tribos", excluindo os demais cidadãos. O tom deve ser de convocação coletiva apartidária, despido de ideologia política. A missão é levar o cidadão a refletir sobre seu voto, de forma coerente com o projeto de país em que acredita, para, como decorrência, escolher partidos e nomes. Uma vez que acredita nas propostas dos seus candidatos a deputado, senador, governador e presidente, deve acompanhar seus desempenhos e coerência de ação ao longo do mandato, exercendo legitimamente a fiscalização;

3. ASSINATURA DO VÍDEO
Seja qual for a proposta criativa que você envie, deve estar assinada com o mote da campanha - "Sou Responsável".


Manifesto do Movimento Sou Responsável

"Sou responsável

Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.

Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.

Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.

O movimento "Sou Responsável" não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos."