OAB Campinas recebe a advocacia paulista em Conferência Regional

Tweet


12/07/2018

OAB Campinas recebe a advocacia paulista em Conferência Regional
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, durante a 19ª Conferência Regional da Advocacia, em Campinas

A OAB Campinas reuniu em sua sede (29/06) a advocacia das Subseções de Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Paulínia, Pedreira, Valinhos, Vinhedo e também integrantes de outras regiões do Estado para as atividades da 19ª Conferência Regional da Advocacia. Palco de conversas das lideranças sobre rotinas e práticas que visem aperfeiçoar o atendimento à classe, esses encontros patrocinam ainda seminários temáticos de atualização e discursos dos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo.

Em seu pronunciamento, Marcos da Costa, presidente da instituição, rememorou os passos dados para a construção da Casa da Advocacia de Campinas, desde as tratativas para concessão do terreno pelo poder público que viria a abrigar à Subsrção, pontuando que “o sucesso de uma gestão se faz ouvindo, trabalhando e construindo uma advocacia cada vez mais unida e forte”. O líder da advocacia paulista fez ponderações sobre algumas questões que têm sido objeto de enfrentamento pela OAB, caso das incomodas revistas na entrada dos fóruns: “Estamos trabalhando junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que esse quadro seja alterado”, reforçou. Outro tema levantado por ele diz respeito às audiências de conciliação nos Centros Judiciários (Cejusc) sem a presença de advogado. Situação que prejudica não só a OAB, mas os jurisdicionados que podem sofrer prejuízos pela ausência de assistência adequada nessas situações. Marcos da Costa relatou seu empenho em promover o projeto proposto na Câmara dos Deputados e agora no Senado, que torna obrigatória a presença de advogados nas conciliações.

Papel essencial
Como anfitrião da Conferência, o presidente da Subseção de Campinas, Daniel Blikstein, falou do seu sentimento de gratidão e satisfação de receber todos nesse prédio que deu à cidade de Campinas a marca da advocacia brasileira. Uma conquista que ele atribui à importância da advocacia para manutenção do Estado de Direito, em especial no complexo momento político por que passa o país: “Nosso papel é fundamental na defesa da democracia, da cidadania, da liberdade de expressão. Como integrantes da mais importante entidade da sociedade civil, temos de fazer a defesa intransigente da democracia”, enfatizou.

Em nome da Caixa de Assistência da Advocacia, a CAASP, discursou o vice-presidente Arnor Gomes da Silva Júnior, que lembrou processo de descentralização da entidade, impulsionado a partir da gestão de Rubens Approbato Machado na Secional. “Hoje a Caixa atende a advocacia em sua plenitude. Os colegas do interior dispõem dos mesmos serviços que colegas da Capital”, salientou.

Compuseram a mesa de abertura do evento, Silvio Roberto Bernardin, secretário municipal de Assuntos Jurídicos e representando o prefeito Jonas Donizette Ferreira; Célia Leão, deputada estadual; e José Luiz Gavião de Almeida, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Homenagens
Como de hábito nas conferências regionais da Ordem paulista foram promovidas homenagens a advogados por sua atuação em prol da atividade na região: Darcy Paz de Pádua (Campinas), Luiza Maria Gomes de Sá (Franco da Rocha), João Antonio Pucinelli (Indaiatuba), Antônio Galvão Gonçalves (Itatiba), Mario Luiz Geremias (Jaguariúna), Jorge Luiz de Almeida (Jundiaí), Neuza Teixeira Rego (Paulínia), Paulo Antonio Lenzi (Pedreira), Mauro Barbosa (Valinhos) e Jonas Ferragut (Vinhedo).

Compareceram pela OAB-SP os diretores Fábio Romeu Canton Filho (vice-presidente), Caio Augusto dos Santos (secretário-geral) e Ricardo de Toledo Santos Filho (tesoureiro), bem como os conselheiros secionais da região Aderbal da Cunha Bergo, Djalma Lacerda, Edmilson Wagner Gallinari, Lúcia Helena Sampataro Cirilo, Raquel Tamassia Marques, Roberto Cerqueira de Oliveira Rosa, Rosana Maria Petrilli, Maria Paula Rossi Quinones e João Marcos Lucas. Também prestigiaram o encontro conselheiros e dirigentes se Subseções de outras regiões do Estado.

Pela CAASP compareceram ainda os diretores Alexandra Ogusuku (secretário-geral adjunto), Jorge Eluf Neto (tesoureiro), Adib Kassouf Sad, Célio Luiz Bitencourt e Rossano Rossi.

Veja mais na Galeria de Fotos