IASP disponibiliza e-book gratuito sobre o jurista Hélio Bicudo

Tweet


12/12/2018

Para celebrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados no dia 10 de dezembro, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), através de sua editora, lançou uma coletânea de 12 artigos em que homenageia a atuação do jurista Hélio Bicudo. Com o título de “Hélio Bicudo: Símbolo dos direitos humanos”, o livro foi lançado no dia 08/12 em formato e-book, e está disponível para download gratuito. Morto em 31 de julho deste ano, aos 96 anos, o jurista é símbolo da luta pelos direitos humanos no Brasil, e as diversas facetas do seu trabalho e personalidade são analisados nos 12 artigos de diferentes autores.

Conforme o IASP, o livro retrata parte das lutas travadas por Hélio Bicudo, formado em Direito em 1946, tendo dedicado cerca de sete décadas de sua vida ao trabalho. As experiências pessoais dos autores com o homenageado são o retrato da compilação. Entre os momentos marcantes na vida do personagem constam o seu envolvimento nos processos de impeachment do ex-presidente Fernando Collor e da ex-presidente Dilma Rousseff. Além do seu engajamento na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e posterior saída do partido, bem como a luta contra a ditadura ao lado do Dom Paulo Evaristo Arns na Comissão Pontifícia Justiça e Paz de São Paulo.

Os autores que assinam os artigos são: José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, Marcelo Nobre, Miguel Reale Júnior, Modesto Carvalhosa, Janaína Conceição Paschoal, José Carlos Dias, Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, Maria Ignês Rocha de Souza Bierrenbach, Beyla Esther Fellous, Gustavo Ungaro, Roberto Livianu, Thiago Neves e Adilson Abreu Dallari.

Para efetuar download do e-book, acesse o link: http://www.iasp.org.br/editora-iasp/2018/5/14/helio-bicudo