Presidente da OAB SP é condecorado pelo governo do Estado com a Ordem do Ipiranga

Tweet


21/12/2018

MC_Ipiranga
Marcos da Costa recebe do governador Márcio França a Ordem do Ipiranga

O presidente da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, foi homenageado na sexta-feira (21/12) pelo governo do Estado com a outorga da Ordem do Ipiranga no grau Grã-Cruz. Durante a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Márcio França lembrou se tratar da honraria de maior expressão de São Paulo, tendo sido instituída com o propósito de consagrar personalidades nacionais e estrangeiras pelos serviços prestados à população paulista e brasileira.

Para Marcos da Costa, mais do que uma condecoração, a láurea é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela advocacia em prol da sociedade e do Estado Democrático de Direito. “Neste ano, quando se comemoram os 30 anos de promulgação da Constituição Federal – marco da redemocratização brasileira –, essa distinção demonstra a luta incansável dos advogados para garantir os direitos dos cidadãos”, pontuou.

Em linha com os homenageados, Márcio França se disse um admirador de pessoas especiais e que tanto ajudaram para a construção de um estado forte como São Paulo. “É uma honra fazer entregar esse louvor a vocês, que tiveram seus méritos, contribuindo para o crescimento deste Estado fabuloso, cada qual com a sua dignidade e sua função”, acentuou. Coube ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, falar em nome dos agraciados. “Receber essa comenda tem um significado enorme. Ela faz com que todos tenham a obrigação de aumentar o comprometimento com o desenvolvimento desse estado, com consenso, diálogo, tolerância, respeito e civilidade.”

Na ocasião também estavam presentes os agraciados Cássio Telles Ferreira Netto, advogado e presidente do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo; e Ricardo Ohtake, arquiteto e diretor do Instituto Tomie Ohtake.

Ordens honoríficas
A Ordem do Ipiranga foi criada em 1969 e possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Entre os nomes que já receberam a comenda estão Rubens Approbato Machado (2006), membro nato da OAB; o ex-presidente norte-americano, Jimmy Carter (2009); e o ex-presidente da OAB SP e do Conselho Federal Mário Sérgio Duarte Garcia.