Advocacia paulista presente às posses da Corregedoria do MPSP e do Conselho da PGE

Tweet


21/01/2019

16.01.2019 - Posse dos Procuradores de Justiça

Representando a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e os mais de 400 mil profissionais inscritos, a diretora tesoureira Raquel Elita Alves Preto, compareceu às solenidades de posse do Conselho da Procuradoria Geral do Estado (15/01) e da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo (16/01).

Durante a solenidade da Corregedoria Geral do Ministério Público, Raquel Preto classificou o momento como relevante, uma vez que a procuradora de Justiça, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, é a primeira mulher da instituição a assumir o cargo. “Uma posse histórica; a primeira mulher a assumir como Corregedora Geral do Ministério Público. Foi um privilégio estar aqui também na condição de primeira mulher a ocupar a posição de diretora tesoureira da OAB SP. Sem dúvida, vivemos momento especial para todas as mulheres e sabemos que outras valorosas e competentes profissionais da aérea jurídica estão sendo reconhecidas e alçadas às posições que legitimamente merecem ocupar”, pontuou a dirigente.

Tomou posse no evento o vice-corregedor-geral do MPSP, Motauri Chiocchetti de Souza. No dispositivo de honra participaram Gianpaolo Smanio, procurador-geral de Justiça; Manoel Pereira Calças, presidente do Tribunal de Justiça (TJSP); Paulo Dimas, secretário da Justiça; Antonio de Pádua Bertone, secretário do Órgão Especial; Fernando José Marques, decano do Órgão Especial; Olheno Scucuglia, secretário do Conselho Superior do MPSP; Paula Castanheira, vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP); Rinaldo Reins de Lima, do Conselho Nacional do MP; Arnaldo Hossepian, membro do Conselho Nacional de Justiça; Renato Martins, presidente do Tribunal de Contas do Estado; Carlos Eduardo Cauduro Padin,  presidente do Tribunal Regional Eleitoral; e Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral do Estado de São Paulo entre outras autoridades presentes.

Conselho da PGE
Para o biênio 2019/2020, o Conselho da Procuradoria Geral do Estado (PGE) empossou os oito membros eleitos, sendo também o primeiro ato público da nova procuradora geral, Maria Lia Porto Corona, que presidiu a solenidade. Na ocasião, a diretora tesoureira da OAB SP destacou o empenho da nova gestão na defesa da advocacia pública: “A nova diretoria da Ordem apoiará amplamente os advogados públicos, para garantir a sua valorização, e, que também as suas prerrogativas sejam respeitadas, até porque isso é o que deve acontecer com toda a advocacia, valorização e respeito”, enfatizou.

Participaram da solenidade, Roberto Porto, desembargador representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel de Queiroz Pereira Calças; o procurador Paulo Sergio Garcez Guimarães Novais; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo; a presidente do Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, Fundações e Universidades Públicas (SindiproeSP), Márcia Maria Barreta Fernandes Semer;  o corregedor-geral da PGE, Adalberto Robert Alves; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio e o defensor público-geral do Estado de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho.