Portal da Transparência da OAB SP entra no ar

Tweet


28/01/2019

28.01.2019 - Reunião Administrativa conjunta entre os Presidentes de Subseções e Conselheiros Secionais


Em auditório lotado, a nova diretoria da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (28/01), o lançamento do Portal da Transparência da instituição. A ferramenta foi ao ar durante o início da reunião administrativa entre mais de 400 presidentes de Subseções e conselheiros estaduais e federais da entidade, que ocorre ao longo do dia no Teatro Renault, próximo à Sede institucional.

O projeto foi desenvolvido pelo vice-presidente da OAB SP, Ricardo de Toledo Santos Filho, quando exercia o cargo de diretor-tesoureiro da Ordem paulista, e aprovado por aclamação durante reunião do Conselho Secional. “Sendo o presidente Caio Augusto Silva do Santos um firme idealizador deste projeto e tendo a diretora-tesoureira Raquel Preto encampado esta ideia, é com muita honra que posso dizer que vivemos hoje um dia histórico para a advocacia”, disse Santos Filho.

O presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, afirmou aos presentes que a diretoria receberá sugestões da classe para os aprimoramentos que forem necessários. “Estamos abertos a todas as críticas que possam surgir para caminharmos sempre no mesmo sentido. Nos empenharemos para que todos os projetos que traçamos sejam implementados no menor espaço de tempo possível”, observou o dirigente.

O Portal da Transparência torna públicas todas as demonstrações contábeis e financeiras da Secional, permitindo acompanhamento mais detalhado e específico das movimentações financeiras e econômicas. “Na data de hoje damos apenas um primeiro passo em direção à ampla inserção de todas as informações financeiras da OAB São Paulo na ferramenta. Nesses 16 dias úteis de gestão atualizamos informações, já defasadas visto que o projeto aguardava para entrar em operação”, contou a diretora tesoureira, Raquel Preto.

Segundo a advogada, nos próximos meses serão implementadas ferramentas ao Portal visando ampliar a pesquisa de dados sobre a Secional e Subseções. “A diretoria entende que a despeito de não recebermos recursos públicos, mas pela importância institucional da OAB – e sendo a Secional de São Paulo a maior do país –, é nossa obrigação dar bons exemplos e estabelecer os mais altos padrões comportamentais de gestão”, pontuou. 

Para a diretoria da OAB SP, adotar práticas contemporâneas de governança e compliance conferem ainda mais credibilidade e legitimidade para que a instituição possa reivindicar os mesmos padrões de governos e poderes constituídos do Estado.


Acesse o Portal Transparência da OAB SP:  http://www.oabsp.org.br/transparencia