Nova diretoria da OAB Barretos toma posse para a gestão 2019/2021

Tweet


13/02/2019

09.02.2019 - Posse da diretoria da Subseção de Barretos

Em uma solenidade considerada histórica, com a presença de três dos cinco diretores da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, a nova gestão da Subseção de Barretos tomou posse (08/02). O presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, o vice-presidente, Ricardo Toledo Santos Filho e o secretário-geral, Aislan de Queiroga Trigo, compareceram à sessão solene para outorgar aos novos dirigentes e presidentes de Comissões, a missão de atuar em prol da advocacia local. Sob o comando do novo presidente, Belisário Rosa Leite Neto, a OAB Barretos conta ainda com a vice-presidente, Arany Maria Scarpellini, a secretária-geral, Priscila Sanches, o secretário-geral adjunto, Marco Antonio Domingues e a diretora-tesoureira, Jacilene Paixão Girardi.

Líder da advocacia paulista, Caio Augusto Silva dos Santos, abordou o papel essencial da advocacia na defesa da cidadania: “Nós advogados trabalhamos com direitos que não nos pertencem. Não podemos tergiversar com aquilo que pertence ao cidadão e que diz respeito ao cumprimento da nossa missão. Temos a obrigação de enfrentar o que for necessário, para que a maior autoridade de todas, o cidadão, tenha voz e vez”, discorreu o presidente da OAB SP, que enfatizou a qualidade da advocacia em todo o Estado, presente nos endereços de cada uma das 239 Subseções.

Sobre a participação expressiva das mulheres na nova direção de Barretos, o vice-presidente da OAB SP, Ricardo Toledo, e o secretário-geral, Aislan de Queiroga, fizeram questão de enfatizar em seus discursos. Para Toledo, o compromisso com as mulheres está demonstrado na atual gestão da Secional através da secretária-geral adjunta, Margarete de Cássia Lopes, e da diretora-tesoureira, Raquel Elita Alves Preto. “Temos diretoras de qualidade insuperável e que representam este novo momento da nossa história, da advocacia e da diretoria da Ordem”, observou. Em paralelo, o secretário-geral apontou que as mulheres são maioria na nova diretoria da Subseção de Barretos refletindo a importante função que possuem no trabalho de Ordem.

Firmando um compromisso com os advogados e advogadas, o novo presidente da Subseção de Barretos, Belisário Rosa Leite Neto, garantiu que recuperará o protagonismo da advocacia e atuará 24 horas pela OAB: “Vivemos uma nova jornada para a advocacia. Pretendemos, com a nossa nova diretoria, realizar um trabalho forte perante a sociedade para resgatar o protagonismo da advocacia barretense, para termos orgulho, juntamente com essa diretoria da OAB SP. Temos três diretores da Secional aqui e isso é um fato histórico”, observou.

Conselheiro federal da OAB SP, Alexandre Ogusuku, destacou a representatividade da Ordem: “A OAB não tem poder de legislar, não tem poder de julgar e não tem poder de administrar coisas públicas. E porque a Ordem incomoda tanto e é muitas vezes chamada a enfrentar momentos difíceis da história? Porque a OAB tem a voz da cidadania e tem esse papel de chamar todos às regras da Lei e da Constituição”, disse.

Presenças
Compareceram ao evento: o secretário-geral da CAASP, Antônio Ricardo Miranda Júnior; a conselheira secional e presidente cessante da Subseção de Barretos, Letícia de Oliveira Catani; Mario Luiz Ribeiro e Milton José Ferreira de Melo, conselheiros secionais; Luiz Eugênio Marques de Souza, conselheiro secional e presidente da Comissão de Assistência Judiciária da OAB SP; Leandro Augusto Contro, presidente da Subseção de Bebedouro; Marlene Gonçalves Figueiredo, presidente da Subseção de Guaíra; Ivan Rafael Bueno, presidente da Subseção de Sertãozinho; Silvana de Sousa, vice-presidente da Subseção de Olímpia; Raquel Bunholi, diretora-tesoureira da Subseção de Sertãozinho; Gerson Luiz Alves de Lima, presidente da Subseção de Barretos na gestão 2013/2015 e conselheiro secional na gestão 2016/2018; a juíza diretora do Fórum Criminal de Barretos, Fernanda Martins Perpetuo de Lima Vazquez; o juiz da 2ª Vara Criminal de Barretos, Luciano de Oliveira Silva; a delegada da Polícia Civil de Colina, Denise Vichiato Polizelli; delegado de polícia de Guaíra, Evandro Abrão Nacle; capitão da Polícia Militar, Paulo Cesar Frugeri.