Alexandre Rollo capitaneia reestruturação da área de Cultura e Eventos

Tweet


08/03/2019

08.03.2019 - Comissão de Cultura e Eventos

Entre as transformações realizadas pela gestão 2019/2021 no âmbito da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, consta a reformulação do Departamento de Cultura e Eventos em Comissão, sob o comando do conselheiro secional, Alexandre Luís Mendonça Rollo. 

Presidente da recém instituída Comissão de Cultura e Eventos, o conselheiro destacou algumas das prioridades elencadas: “Vamos trabalhar em três frentes. Uma será o apoio às Comissões temáticas da OAB SP, dando suporte aos eventos que forem solicitados. A outra será a realização de eventos próprios e também vamos atuar junto às Subseções, programando a agenda das palestras. Muitas Subseções solicitam temas e palestrantes e, para isso, reformulamos o caderno de palestrantes da Secional, que iremos disponibilizar e, a partir daí os presidentes da Subseções poderão acionar ou solicitar a palestra com tema X, do palestrante Y”, pontuou. 

Qualidade e não quantidade
Para Alexandre Luís Mendonça Rollo, uma mudança importante será a redução da quantidade de palestras para focar mais na qualidade das mesmas. Na esteira desta mudança, está o caderno citado pelo conselheiro, cujo intuito é descentralizar a atuação da Ordem a partir da regionalização dos palestrantes. “Neste caderno teremos palestrantes do Estado todo. Um presidente de Subseção não precisa requerer palestra com palestrante da capital, que tem um custo maior pelo deslocamento. Queremos fazer a regionalização convidando palestrantes da própria região, que estão mais próximos e chegarão com maior facilidade às Subseções. A região de Marília, por exemplo, é repleta de faculdades de Direito e, portanto, tem muitos professores que atuam nas universidades e poderão virar nossos palestrantes”, observou. 

Além disso, a Comissão já trabalha em uma agenda que tratará sobre temas pontuais mensalmente. “Pretendemos fazer um evento por mês para debates. Em março debateremos a advocacia com falas envolvendo a advocacia pública e outras com a advocacia privada, cujo tema será alegrias e vicissitudes da advocacia, onde os profissionais serão convidados a tratarem sobre suas carreiras, dividindo experiências. Em abril faremos sobre a magistratura estadual, em maio será sobre o Ministério Público e, em junho, debateremos a Justiça do Trabalho”, adiantou. 

Outras inovações previstas pelo presidente da Comissão englobam o Ensino à Distância (EaD) e a agenda cultural, que abarcará visitas monitoradas aos equipamentos culturais: “Queremos realizar visitas a museus e para isso já estudamos parcerias com o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca, a Sala de São Paulo, para incentivar essa parte cultural não jurídica, para trazer um envolvimento maior da classe com cultura e a comunidade”. 

Anuidade em cultura
Para cumprir esta missão, o presidente conta com o apoio da advogada Maíra Velez e do advogado Felipe Barco. “É um desafio pois trata-se de uma das importantes Comissões da OAB SP. O nosso raciocínio é transformar a anuidade paga pelo advogado em cultura. Da nossa parte, daremos todo o retorno possível, em termos culturais, com palestras e visitas a museus. Esperamos cumprir essa missão da melhor forma possível. Irei me dedicar e me empenhar para termos sucesso ao longo da gestão”, ressaltou. 

Alexandre Rollo é mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, advogado especialista em direito eleitoral, coordenador de curso de pós-graduação Direito Eleitoral do Damásio e conselheiro estadual da OAB SP.  

Apresentações
Alexandre Luís Mendonça Rollo é mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, advogado especialista em direito eleitoral, coordenador de curso de pós-graduação Direito Eleitoral do Damásio e conselheiro estadual da OAB SP. 

Maíra Velez é formada em Direito pela Universidade Mackenzie e foi secretária-geral da Subseção do Jabaquara no triênio 2016/2018. Felipe Barco é formado em Direito pela Universidade Mackenzie e foi membro efetivo da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção do Jabaquara.