Defesa do Exame de Ordem e ampla participação feminina são destaques em cerimônia de posse em Araras

Tweet


02/05/2019

30.04.2019 - Cerimônia de Posse da Subseção de Araras

Em sala cheia, a Casa da Advocacia e Cidadania da OAB em Araras recebeu representantes da classe e autoridades locais para evento de posse de sua nova diretoria (30/04). Como primeiro ato da gestão, os dirigentes empossaram líderes das Comissões de Assistência Judiciária, Direitos e Prerrogativas, Criança e do Adolescente, Ética e Disciplina, Jovem Advocacia e Cultura e Eventos.

A tarde também foi marcada por mais um acontecimento: 13 novos integrantes dos quadros da Ordem receberam suas carteiras. Os dirigentes de Ordem destinaram suas falas a eles. Destacaram a importância de não perder nunca como foco o cidadão, a quem a advocacia dá voz e é a verdadeira autoridade do Estado Democrático de Direito. O presidente da Subseção, Marcos Vieira, fez convite para que participem das atividades da OAB na cidade. 

O vice-presidente Secional, Ricardo de Toledo Santos Filho, e o conselheiro Luís Augusto Braga Ramos marcaram presença na posse de Vieira e de Abílio Stival, vice-presidente; Fernando Bueno, secretário-geral; Debora Malaman, secretária-geral adjunta; e Mauricio Marangoni, diretor-tesoureiro. 

Braga Ramos, na ocasião, defendeu a importância da manutenção do Exame de Ordem, um instrumento que defende o cidadão. O país hoje soma mais de 1,2 mil cursos de Direito, um número que supera a oferta no resto do mundo. A exigência de fiscalização efetiva do poder público visando a qualidade do ensino jurídico é uma temática fundamental para a OAB SP, tem reiterado o presidente da instituição, Caio Augusto Silva dos Santos. 

A diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques, discorreu sobre atividades e benefícios do braço assistencial da Ordem paulista. Em seguida destacou a participação feminina na estrutura da Subseção de Araras ao apontar que, das seis comissões empossadas, duas serão lideradas por mulheres.

Presenças
Compuseram ainda a mesa, Rafael Filgueira, juiz da Vara Criminal do Fórum da Comarca de Araras; Rodrigo Peres Nagase, juiz da 1ª Vara do Fórum da Comarca do município.