Entidades participam de debate sobre STJ em seminário promovido pela AASP

Tweet


31/05/2019

27.05.2019 - X Seminário sobre o Superior Tribunal de Justiça

Um franco diálogo entre ministros do Superior Tribunal de Justiça e a advocacia é a proposta do já tradicional Seminário do STJ, realizado (27/05) pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e que chega a sua décima edição. Direito público e privado, direito penal e processo penal, Código de Processo Civil (CPC), foram alguns dos temas abordados durante as exposições de ministros e advogados, no evento que ocorreu na unidade da AASP no Jardim Paulista.

Representando a Ordem paulista e os mais de 400 mil profissionais inscritos em seus quadros, o presidente, Caio Augusto Silva dos Santos participou da solenidade de abertura, ao lado dos presidentes da AASP, Renato José Cury e do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, e do corregedor nacional de Justiça, ministro do STJ, Humberto Martins.

O líder da advocacia parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da união das entidades que representam a advocacia, para o fortalecimento da classe. “A AASP tem sido vanguardista no que diz respeito à proteção da advocacia, e todas as instituições ligadas à nossa profissão tem demonstrado ao longo dos anos essa necessidade sempre premente de união. Seminários desta natureza nos enriquecem, na medida em que podemos compartilhar com aqueles que trazem as suas experiências, não só a advocacia, mas também a todos os atores da família da Justiça”, enfatizou o presidente da OAB SP.

Anfitrião do evento, o presidente da AASP, Renato Cury, exaltou que o décimo seminário sobre o STJ acontece no ano em que o tribunal completa 30 anos: “O evento realizado tem por propósito, também, essa comemoração, mas já entrou no calendário institucional da AASP, é uma tradição. E, além disso, trazer um pouco daquilo que se debate no âmbito do tribunal para aproximá-lo da advocacia. O seminário é concebido como essa oportunidade de diálogo franco e aberto entre advocacia e ministros”, salientou.

Ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins pontuou sobre a relevância do seminário, em colocar a discussão sobre a jurisprudência atual e dominante do Superior Tribunal de Justiça. “O STJ é o tribunal da cidadania e é de importância muito grande para o tema que os ministros participem deste encontro, pois somos todos nós que interpretamos a legislação federal naquela augusta casa”, disse.

Compuseram a mesa diretora, além dos já citados, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Therezinha Cazerta e a primeira secretária da AASP e coordenadora do evento, Fatima Cristina Bonassa Bucker.