OAB SP vai colaborar para frear a devastação da Mata Atlântica paulistana

Tweet


03/09/2019

OAB SP vai colaborar para frear a devastação da Mata Atlântica paulistana

O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Caio Augusto Silva dos Santos, recebeu (02/09) um dossiê produzido pela equipe do vereador Gilberto Natalini, em conjunto com pares da Câmara paulistana. O documento "Devastação da Mata Atlântica no município de São Paulo" revela, em 236 páginas, a destruição de 90 áreas verdes, muitas próximas a mananciais, com participação do crime organizado em ocupações e loteamentos irregulares, em várias regiões da cidade.

Prontamente, o presidente da Ordem paulista determinou que três Comissões da entidade – Meio Ambiente, Segurança Pública e de Relação com o Governo Estadual – se unam para contatar o Ministério Público paulista e verificar como a Ordem pode colaborar para que medidas efetivas sejam tomadas em favor da proteção e recuperação dessas áreas. “Vamos torcer para que os governos, estadual e municipal, dialoguem conosco e tomem as medidas necessárias, rapidamente, mesmo antes de uma demanda judicial”, apontou Caio Augusto.

A atuação das Comissões terá a coordenação do secretário-geral, Aislan de Queiroga Trigo, e o propósito será articular contatos para que os Poderes Executivos estadual e municipal passem a atuar nessa pauta. “É importante defender a Amazônia, mas acrescento que proteger as matas ciliares paulistanas é fundamental para mantermos o nível e a saúde dos nossos reservatórios: se não houver água aqui, onde vamos buscá-la?”, questionou Natalini. O vereador, no dia 27 de agosto, já havia entregado o dossiê para o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, que encaminhou as informações para os promotores do Meio Ambiente.

Para a entrega do dossiê "Devastação da Mata Atlântica no município de São Paulo", compareceram André Gustavo de Almeida Geraldes, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP; Ivo Patarra, jornalista e escritor; e Amanda Oliveira dos Santos, membro da Comissão de Meio Ambiente.